COM ARACY RANGEL FURTADO
top of page

COM ARACY RANGEL FURTADO

Qual o seu nome completo?

ARACY RANGEL FURTADO, depois ARACY FURTADO MOHN.

Como chegou a ser parte da nossa equipe?

Cheguei ao Rio para trabalhar com Pr. David Gomes na Junta de Missões Nacionais da CBB. A pedido dele, me envolvi , como voluntária, no trabalho da EBAR. Isso me empolgou e alegrou meu coração. Cheguei ao Rio em julho de 1955. Creio que auxiliei a EBAR por 2 ou 3 anos. Não tenho certeza. Creio que ao começar a viajar pela JMN fiquei impedida de continuar com a EBAR. Tudo suposição. Não tenho certeza. Nunca fui boa em guardar tempo e datas.

Qual foi o trabalho que desempenhou na Ebar?

Meu trabalho era “contar histórias” no programa “Deixai vir a mim” Daquele tempo, minha recordação é acesa por fotos. Tenho duas: uma com o microfone na rádio e outra com crianças. Não estou certa, mas creio que quem escrevia as histórias não era eu. Não sei... Foi um tempo maravilhoso. O Senhor me premiou (sem méritos) com essa oportunidade de falar do Evangelho que nos enche a alma.

Poderia contar alguma experiência que tenha marcado a sua vida no trabalho? Alguma experiência interessante com o Pastor David Gomes?

Quanto ao trabalho com o pr. David, na Junta de Missões Nacionais, foi mais proveitoso no meu aprendizado de como o servo do Senhor sempre está aprendendo e apreendendo. Aprendi muito. Na minha infância e juventude, tive oportunidade de conviver na igreja com pastores dedicados e que acrescentaram muito no meu viver diário, na vida secular e no trabalho da igreja: Almir Gonçalves, Manuel Avelino de Sousa (que me batizou ) , Josué Santos, Walter Kaschel, James Kirk. Destaco aqui a influência que recebi de D. Filhinha Gonçalves, Edelweiss .Kaschel e Maxie Kirk esposas de meus pastores. Elas muito influenciaram minha vida cristã. Por isso, ao chegar à Junta e `EBAR, deparei-me e iniciei um aprendizado com D. Haydée. Falar em pr. David sem Haydée seria difícil. Mulher “dura”, “seca” mas pronta a servir e amar . Sempre disposta a estender as mãos ao próximo.

Com pr. David aprendi um pouco a me organizar. Ele era muito desorganizado. Logo comecei a arrumar suas gavetas onde encontrei toda espécie de roupa etc. Mas encontrei também muitos papelotes com rascunhos de sermões. Comecei a juntá-los e por fim cataloguei num caderno próprio , com índices de assuntos e passagens bíblicas. Me senti útil na ocasião.

Ainda na JMN não conseguia ter uma função de trabalho na igreja onde comungava. Visitava muitas igrejas no Rio e viajava bastante. Meu coração vibrava ao falar dos nossos missionários que, no dizer de um deles, estavam no fundo do poço e nós os batistas brasileiros, segurando as cordas. (Essa frase pertence a um grande evangelista estrangeiro).

A EBAR tinha , para mim, o privilégio de adoçar meu caminho. Trabalhar, mesmo de longe, com e para crianças , foram momentos doces e felizes. Com Pr. David aprendi a buscar nos livros o ensino para me auxiliar na conduta bíblica /cristã. Eu namorava suas coleções de livros. Nunca pedi emprestado. Mas para quem ama ler, ficava fascinada.

Também me ajudava no meu “português”. Me ensinando onde eu errava. Em certa ocasião, quando dirigia oração na 1ª. Igreja do Rio, usei um tempo de verbo errado. Na 2ª. feira me ensinou a maneira correta. Nunca mais cometi aquele erro (eu creio).

Da família Gomes, pouco posso falar. Amava cada um deles. Ainda amo. As crianças, hoje adultos, nem me conhecem, mas estão no meu coração. Quando brincavam, Ana era Sophia Nichols, Priscila era eu e Marcos era o pai. Meninos encantadores. Nunca vi fazendo birra. Sempre alegres e responsáveis.

Um dia, falando sobre minha saída, o pr. David não entendia o porquê. Disse a ele que também o Secretário um dia sairia. Achou absurdo eu dizer aquilo. Anos depois, saiu.

O nosso tempo, como o nosso trabalho, não nos pertence. O Pai dispõe de nós. Usa-nos e nos muda para crescermos e nos tornarmos mais servos.

Ganhou a EBAR com seu fundador dando todo o tempo para anunciar ao mundo , através do rádio, que só CRISTO salva. Seja dia ou noite. Sempre anunciando, sempre propagando a Palavra.

bottom of page