UMA SEDE PARA O “PEQUENO REBANHO
top of page

UMA SEDE PARA O “PEQUENO REBANHO

O primeiro investimento imobiliário feito pela Escola Bíblica do Ar foi oriundo de uma campanha de ofertas para essa finalidade, denominada – MIL DANDO CINCO MIL E CINCO MIL DANDO MIL. A campanha estava em pleno andamento. Não havíamos alcançado o alvo desejado, ainda, quando uma mulher de Deus entrou no escritório do Diretor, Pastor David Gomes e reclamou da demora da compra de nossa primeira sede própria. O Fundador argumentou com a irmã: “Mas não alcançamos ainda o valor desejado, por isso ainda não procuramos imóvel à venda”. Mas resolveu, após oração, procurar um imóvel no Centro do Rio. O secretário saiu em pesquisa e voltou com este relatório: Há dois apartamentos à venda, um na Rua Alcântara Machado e outro na Senador Dantas... Deu-se preferência ao primeiro, que estava bem próximo à Praça Mauá. Era um apartamento pequeno, com sala, cozinha e banheiro. Tudo por quatro milhões de cruzeiros. Um dos membros do Conselho Consultivo da EBAR, Dr. Edgard Calmon, advogado de saudosa memória, examinou todos os documentos para a lavratura da escritura de compra e venda.

Na mesma semana da revolução militar que tomou conta do País, a EBAR trouxe para o imóvel recém adquirido todos os seus poucos pertences, pois por 10 anos a EBAR ocupara pequena parte do amplo escritório da JMN, em Vila Isabel, cujo Secretário Executivo era o próprio Diretor da EBAR.

Instalados na nova sede do Centro tivemos que comprar mesas e cadeiras para o Diretor e funcionários em número de três. O espaço era pequeno, mas grande foi nossa alegria por estarmos no que era nosso. Em Abril de 1964 tivemos um culto de dedicação da sede própria com a presença de alunos e amigos da entidade.

Aquela pequena sala que há 53 anos abrigava a primeira sede da EBAR passou a ser também sede da congregação batista da Esperança, pois o sonho do Diretor, que seria concretizado dois anos depois, era o de ter uma Igreja no Centro nervoso do Rio de Janeiro. Mais cadeiras foram adquiridas e às 3as. Feiras havia culto ao Senhor. Um dos pregadores, Pastor Nelson Nunes de Lima, vendo ali reunido o “pequeno povo mui feliz”, resolveu pregar, numa daquelas noives, o sermão histórico intitulado: “Não Temas, ó Pequeno Rebanho” (Luc. 12.32).

bottom of page