O FUNDADOR E SUA IGREJA GLORIFICARAM A DEUS OUVINDO O MAIOR HINO DE NATAL
top of page

O FUNDADOR E SUA IGREJA GLORIFICARAM A DEUS OUVINDO O MAIOR HINO DE NATAL

No primeiro dia do mês de fevereiro de 1948, tomava posse do pastorado da então Igreja Batista da Tijuca, hoje Primeira Igreja Batista no Andaraí, o Pastor David Gomes. E sua primeira mensagem se baseou em Efésios três, com ênfase nos versículos 20 e 21 que dizem: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória na igreja em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amem”. Creio que estes versos foram a motivação principal do Fundador na realização da grande obra que realizou nas igrejas que pastoreou, na Junta de Missões Nacionais, na Escola Bíblia do Ar e tantas outras atividades do Reino de Deus.

Um dos seus anelos naquele distante 1948 era o de ouvir com sua igreja querida o famoso hino ALELUIA, de Handel. Procurou o dedicado maestro do Coro, Diácono Onílio Soliva e falou do seu desejo. Mesmo considerando um grande desafio, Onílio Aceitou a incumbência. Nossa Igreja contava entre seus membros com vários missionários da então Junta de Richmond, entre eles Dr. Musgrave e sua esposa, que aceitaram alegremente ajudar Onílio nos ensaios para que o Aleluia estivesse em condições de ser apresentado no Dia do Natal daquele mesmo ano.

Os ensaios começaram em ritmo animador todos os sábados às 19. 30h. As vozes iam sendo aprimoradas no decorrer das semanas. Lembro-me, como corista, de muitos colegas que já foram transferidos para o Lar Celeste, como o Abnel Felix da Silva, seu irmão Mesaque, o próprio Musgrave e nosso querido maestro Onílio, mas que conosco felizes estavam na linda apresentação hino no Natal de l948.

No dia da audição coral o templo estava completamente tomado. Muitos não encontraram lugar e ficaram de pé ao longo dos corredores laterais. Depois da mensagem natalina repleta de cenários bíblicos e mensagens, veio a apresentação coral, Quando o piano iniciou a bela introdução do hino, o Pastor se levantou e com ele toda a Igreja, em reverência a Jesus Cristo, o Senhor que onipotente reina! Creio ter sido aquela a primeira apresentação do hino de Handel em toda a história da Igreja Batista da Tijuca. Tal foi a repercussão do evento que um convite chegou para que o coral fosse ao Serviço Noticioso Atlas e gravasse em disco aquele hino que muitos acham ser a maior composição musical de nossa hinologia cristã.

Cinco meses depois desse acontecimento festivo nascia, na mesma Igreja Batista da Tijuca, a Escola Bíblica do Ar, em 5.5.49. E, então, através do rádio, o Aleluia havia de ser muitas vezes apresentado, levando a milhares de ouvintes a recordação da gloriosa vinda do Salvador, para felicidade dos que nele creem.

bottom of page