ALEGRIA NA INTEGRIDADE

(Filipenses 1.27-30)

 

Íntegro significa inteiro, imparcial, reto. Boa ilustração de integridade temos no Salmo l: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo l.1-2).

 

A carta aos Filipenses é conhecida como a carta da alegria e a chave da epístola está no verso quatro do capítulo 4, onde lemos: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Mas essa alegria não deveria jamais diminuir o espírito de integridade cristã daquele povo. Daí a exortação paulina: “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que... ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito...com o mesmo ânimo pela fé no evangelho” (capítulo l, versículo 27). 

 

A carta aos Filipenses foi escrita entre os anos 62 e 65 da era cristã, sendo que no ano 64 Nero estava no poder em Roma e num gesto de loucura mandou que seus servos incendiassem a cidade, e culpassem os cristãos pela catástrofe, resultando em grande perseguição, prisão e morte dos fiéis em Cristo. Estas coisas eram do conhecimento do povo de Deus em Filipos, que era uma colônia romana. Assim, os da Igreja em Filipos eram taxados de incendiários, inimigo de Roma e do imperador e outras zombarias. 

 

Contudo, a alegria interior que habitava em seus corações não devia diminuir. Eles estavam na terra, mas eram cidadãos do céu. E Paulo mandava que abrissem os olhos, para que nada impedisse que fossem íntegros e alegres. Por isso diz: “Não vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus” (cap.1 verso 28). Aqueles heróicos cristãos deviam continuar na defesa do evangelho, prosseguir na pregação, no combate, sabendo que seu conservo Paulo, mesmo na prisão e em condições difíceis, testemunhava do poder e amor de Cristo, isto porque, diz ele, nos foi concedido não apenas crer nele, como também a padecer por ele. Com alegria, prossigamos firmes.
 

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes

11/11/2019

4/11/2019

21/10/2019

Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil