FELICIDADE É PARA TODOS, 6

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago l.12).

 

            O apóstolo Tiago está iniciando sua famosa carta com o tema das provas e tentações. Ele sabe perfeitamente que não há felicidade na vida a menos que o indivíduo saiba superar seus momentos de provação. Podemos dizer que é diante das provas desta vida que se conhece o verdadeiro cristão. .

 

Por isso declara Tiago: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter sua ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma” (capítulo l.2-4). Outra tradução diz: “Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque quando for provado receberá a coroa da vida”. Tiago é homem prático. Para ele, não basta alguém declarar que é crente, ama a Deus e sua Palavra. Tiago quer ver frutos derivados dessa confissão.

 

Habitamos o mundo que “jaz no maligno”, isto é, a maior parte de seus habitantes é controlada pelas forças do mal. Seus valores são completamente diferentes daqueles que a Palavra de Deus apresenta como sendo os verdadeiros e dignos. Paulo, o apóstolo, tem visão correta do que ocorre neste mundo, já no seu tempo, ao dizer: “conhecem a Deus, mas não o glorificam como Deus, nem lhe rendem graças, mas seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal... Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu coração, para a degradação do seu corpo entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre” (Romanos l.2l-25).

 

Paulo parece estar escrevendo exatamente para o homem deste século. No contexto em que vivemos somos, portanto, cercados pelas provocações da carne e tentações do inimigo. Mas para aquele ou aquela que é fiel ao Senhor existe um caminho para livrar-se da tentação. E o mesmo Paulo ensina: “Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática o que vocês aprenderam...E o Deus de paz estará com vocês” (Filipenses 4.8-9). E Tiago afirma que no final de tudo o fiel receberá a coroa da vida prometida aos que amam a Deus. Não se surpreenda, pois, com a tentação ou provação de qualquer natureza. Persevere no bem e rechace o mal. Confie no Senhor e a coroa da vida, o bendito galardão reservado aos que amam a Deus estará à sua espera.

 

Vale, pois, percorrer o longo caminho da vida cristã e sentir a grande felicidade de ter Jesus Cristo ao nosso lado, sussurrando ao nosso ouvido: Meu filho, este é o caminho que me agrada. Continue, palmilhando por ele, não obstante as lutas e tentações... A Escola Bíblica do Ar, em mais de seis décadas, se alegra em indicar este caminho de vitória, pleno de felicidade, aos que querem obedecer e seguir a Cristo. Afinal, dileto ouvinte, Felicidade é para todos!

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil