O QUE É O REINO DE DEUS?

Olá. Meu nome é Valtair Miranda, e estou de volta com você numa série de mensagens em torno de PERGUNTAS DIFÍCEIS DA BÍBLIA. A pergunta de hoje é o que é Reino de Deus.

Reino de Deus é o controle soberano de Deus sobre o mundo, manifestado através  da atuação de Jesus através da sua morte na cruz.

Nascido na cidade de Belém, Jesus assumiu sobre si as profecias messiânicas. Ele não escondeu dos seus discípulos que era o messias profetizado pelo Antigo Testamento, mas fez questão de esclarecer que o Reino que ele veio trazer era completamente diferente do reino almejado pelos seus contemporâneos.

Jesus gastou uma boa parte do seu ministério para explicar a natureza exata do Reino de Deus. Ele deixou bem claro como ele é importante, e demonstrou isso com sua própria vida.

O Reino de Deus era o sonho de qualquer judeu da época de Jesus. Eles esperam ansiosamente pelo Reino.

De cativeiro em cativeiro, os judeus esperavam ansiosamente pela intervenção de Deus para trazer o seu Reino. Seria um momento em que Deus invadiria a história humana para libertá-los da opressão dos seus adversários. Esta intervenção seria tão profunda e miraculosa que simplesmente dividiria suas vidas em antes e depois da chegada do Reino.

O Reino que eles queriam, entretanto, não foi o que Jesus trouxe. Eles achavam que o Reino poria fim a todo sofrimento e todo sistema político opressor. O Reino começaria quando o Messias derrubasse os romanos e reinasse em Jerusalém sobre eles e sobre o mundo inteiro.

Quando Jesus indicou claramente que seu reinado não era desta natureza, foi rejeitado pela maioria dos judeus.

A RELAÇÃO ENTRE IGREJA E ISRAEL

Apenas um pequeno grupo de discípulos aceitou a mensagem de Jesus. Foram homens e mulheres que o seguiram por suas peregrinações pela Palestina. Depois da morte e ressurreição, eles e elas formaram a gênese da igreja de Cristo.

O momento exato em que isto aconteceu se encontra registrado no livro de Atos, no capítulo 2. Durante uma festa de Pentecoste eles receberam o Espírito Santo (At 2.1-4).

A mensagem da recém-nascida igreja era de continuidade e ruptura. Segundo os cristãos, eles eram os verdadeiros herdeiros da promessa feita a Abraão. Uma linha contínua poderia ser traçada desde a aliança com o grande patriarca até o nascimento da igreja em Atos. Esta é a nota de continuidade.

A nota de ruptura, entretanto, se manifestou na mensagem de que os não-judeus também poderiam ser convidados para participar do povo de Deus. Este não era mais um privilégio judaico. A grande novidade da igreja era que ser povo de Deus não é mais uma questão de sangue, mas de obediência e regeneração. Filho de Deus é todo aquele que foi salvo por ele.

Diante desta mensagem da igreja, os judeus se afastam dos cristãos. No início, guardam alguma relação, como manifestada pela participação dos primeiros apóstolos no Templo e nas sinagogas. No final do primeiro século, porém, a separação entre igreja e judaísmo é completa. Não há mais relação. A separação é definitiva e permanecerá pelos séculos que virão.

RELAÇÃO ENTRE REINO E IGREJA

Jesus veio inaugurar o Reino, que representa o governo soberano de Deus. A inauguração desse reino é basicamente as boas novas dos discípulos e apóstolos do Novo Testamento. Ao contrário das várias correntes do judaísmo do primeiro século, Jesus não aceitava que o reino seria inaugurado pela força, ou por uma jogada política, mas pela pregação paulatina e crescente do evangelho, cujo estopim se encontrava na sua própria vinda.

Reino e igreja quase se misturam no Novo Testamento. A Igreja e o reino se relacionam, mas não são idênticos. O reino é o governo soberano de Deus, é a sua absoluta e final declaração de posse sobre tudo o que existe. A Igreja é a família de pessoas submissas ao reino de Deus, na forma em que ele se apresenta em Jesus Cristo.

O reino é mais amplo do que a Igreja. É o governo de Deus sobre todas as coisas, obedientes e desobedientes, Igreja e mundo.  O reino cria e sustenta a Igreja.

A Igreja se tornou o Israel de Deus, assumindo no seu corpo todas as alianças feitas anteriormente com Israel, inclusive sua Escritura.

Pense nisso, e que Deus o abençoe poderosamente. Até a próxima.

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil