SERMÃO DA MONTANHA - O PARALELO DE LUCAS

(Usado com permissão)
http://evangelhodofilhodedeus.blogspot.com.br/

 

ANDANDO COM JESUS

SERMÃO DA MONTANHA - O PARALELO DE LUCAS 6:20-23
(Mateus 5:3,4,6,10-12)

 

V.20 – Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: 
Bem-aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
V.21 – Bem-aventurados vós os que agora tendes fome, porque sereis fartos.
Bem-aventurados vós os que agora chorais, porque haveis de rir.
V.22–    Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
V.23 – Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.

 

Esta passagem de Lucas é discutida sob o ponto de vista de ser ou não ser parte do mesmo discurso de Jesus registrado por Mateus no capítulo 5, versos 3 a 12.

 

Há dois pontos a observar. Primeiro, de acordo com Mateus, as bem-aventuranças foram pronunciadas em cima do monte. Lucas fala das bem-aventuranças pronunciadas numa planície (cf Lucas 5:17-19). Segundo, Mateus fala que Jesus se refere aos “pobres de espírito” (ou humildes de espírito) enquanto Lucas fala simplesmente de “pobres”. Deixando de lado o local em que Jesus estava, o importante é comparar o teor dos dois pronunciamentos. Será que os “pobres” a que Lucas se refere são os mesmos “pobres de espírito” referidos por Mateus? Os que têm fome, segundo Lucas, são os mesmos que têm fome e sede de justiça, segundo Mateus? Os que choram, segundo Lucas, são os mesmos que choram, de acordo com Mateus? 

 

Os versos 22 e 23 de Lucas 6 explicam que aqueles cidadãos serão maltratados por causa do nome de Jesus. Isto vem mostrar que se trata dos mesmos “pobres de espírito”, dos mesmos que “têm fome e sede de justiça” e dos mesmos que “choram”. Tiago 2:5 comprova este pensamento, dizendo: “Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam”? (cf Lucas 12:32-34).

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil