A GRANDEZA DE JESUS

Prezado leitor, desta vez, trago para nossa reflexão e proveito espiritual, uma mensagem, para mim, muito rica, sobre a grandeza de Jesus. Não só por sua existência divina e eterna antes da manjedoura de Belém, mas por toda a revelação bíblica sobre a pessoa e obra que Ele realizou. Na Carta aos Colossenses, está escrito que “todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas e nele tudo subsiste. Ele é a imagem do Deus invisível”. Em Filipenses, diz que Ele recebeu um nome que é sobre todo o nome para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra. Na Carta aos hebreus, Ele é maior que os anjos e é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser. Essas e outras referências magníficas dão uma pálida ideia da grandeza do Senhor Jesus, cujo Natal nós celebramos nestes dias e há muita gente que celebra o mês todo.

 

Desta vez, em especial, convido-o para apreciarmos essa grandeza, como aparece no texto de Mateus 2. 1-11, onde se registra o episódio da visita dos reis magos ao menino recém-nascido, na manjedoura. Vejo essa grandeza no interesse dos magos por Ele. Esse interesse fala da Sua grandeza porque os magos eram os maiores eruditos do seu tempo, respeitadíssimos por sua ciência e conhecimento. 

 

O termo “magos”, que em grego é “magoi”, se deve à dedicação que tinham ao estudo da astrologia, da interpretação de sonhos, de ciências ocultas e da natureza, mas, além disso, eles eram  especialistas em astronomia, em matemática e em alquimia. Entre os medos e os persas, eles eram uma casta sacerdotal muito respeitada. A Bíblia menciona a presença deles, nos reinos da Babilônia, do Egito, da Pérsia e da Arábia, onde eles formavam o Conselho secreto do rei. Eram chamados de reis magos, por sua forte influência nas decisões dos imperadores e, como viviam nos palácios, ficava fácil chamá-los de reis. 

 

São esses homens, de absoluto destaque internacional, que mostraram todo o interesse por Jesus e é claro que foi por causa da grandeza que viam em Jesus, mesmo antes do Seu nascimento na manjedoura. 

 

Como astrólogos, eles também acreditavam nas profecias sobre o nascimento do messias e acreditavam que poderiam ver o sinal do nascimento de Jesus nos astros. A profecia de Balaão (em Números 24. 17) anuncia o surgimento de uma estrela. Deus tinha todo interesse de divulgar, ao mundo, o nascimento de Jesus que representava o cumprimento das profecias. Então, conhecendo a esperança dos magos e a importância da divulgação do fato, através deles, Deus criou aquela estrela especial, na hora certa. 

A estrela era mesmo especial, pois  o texto diz que, além de guiar os magos até Belém, ela parou sobre o lugar onde estava o menino. Isto exigiu que essa estrela, de tamanho gigante, vista no espaço através das lunetas, agora podia ser vista, a olho nu, pairando sobre a estrebaria. 

 

A grandeza de Jesus, nesse texto, pode ser vista também na qualidade dos presentes que os magos ofertaram ao Rei nascido na manjedoura. Vale dizer aqui que ainda não sabemos quantos reis magos fizeram essa visita. A tradição ocidental, por causa dos três presentes ofertados: ouro, incenso e mirra, e também com base em estudos arqueológicos, acabou concluindo, no século VI d.C., que foram mesmo 03 reis magos, mas a tradição oriental tem os seus motivos para crer que foram 02, ou 07, ou 11, ou 12.

 

Esses presentes especiais  tinham significado especial, que falam da grandeza de Jesus. O ouro*  simbolizava realeza; portanto, o ato da oferta valia dizer: Tu és Rei; O incenso simbolizava a divindade; portanto, o ato da oferta valia dizer: Tu és Deus; A mirra simbolizava o sacrifício e o ato da oferta  *significava fé no sacrifício que Jesus haveria de fazer, da própria vida, para a salvação do mundo.

 

Ainda vejo uma mensagem especial, sobre a grandeza de Jesus, naquilo que representou o ato de adoração dos reis magos. Ali estava o ápice da cultura e da ciência humana se curvando a Jesus e não podia ser diferente, pois Ele é a fonte de toda Ciência; Ali estavam as maiores autoridades mundiais, em astrologia, ocultismo, esoterismo, misticismo, e toda sorte de magias, se curvando ao soberano Jesus. Sabendo que a fé pregada por Jesus é diametralmente oposta a esse tipo de fé, temos que lamentar, que, em nosso país, ainda seja tão grande o número de pessoas escravizadas pela fé esotérica e ocultista.

 

Por que não ver a grandeza de Jesus na atitude sobrenatural de Deus, em igualar diante dEle os homens, cujos corações Ele conhece?! Falo do que Deus fez em favor dos simples pastores de ovelhas, que estavam no campo cuidando das ovelhas, durante a noite. Eram camponeses tão simples, desprezados pela cultura judaica. Por causa do seu trabalho, eles eram considerados mentirosos, ladrões e imundos, pois o trabalho os impedia de cumprir as leis cerimoniais. Se, aos magos, Deus enviou uma estrela especial, aos pastores Deus enviou um gigantesco coral de anjos, anunciando que Jesus havia nascido em Belém. É assim que Deus age. Ele enviou Jesus, que, com a Sua grandeza incomparável, valoriza você, ama você, quer salvar você, já tem um lugar, no céu, para você, não importa o seu nível social ou a sua fé. Jesus quer te salvar!

 

Resta dizer, meu caro rádio ouvinte, que não basta, ao homem, conhecer e reconhecer a grandeza suprema de Jesus intelectualmente. É preciso adorá-lo. Para adorá-lo, é preciso confessar os seus pecados a Ele, pois a Sua grandeza faz dEle o único que tem poder para perdoar pecados. Para adorá-lo, é preciso crer nEle, com aquela fé, que faz obedecer a Ele, custe o que custar. Na Sua grandeza, só Ele pode dar vida eterna, mas Ele só pode dar a vida eterna a quem se dispõe a adorá-lo, com uma adoração que inclui obediência irrestrita. Na Sua grandeza, Jesus se preocupa também com a nossa grandeza e quer fazer de nós filhos de Deus, herdeiros do reino dos céus. Ele e somente Ele pode fazer isso por você.

 

Quero orar, por você, agora: Eterno Deus, obrigado, por eu conhecer melhor a grandeza de Jesus! Obrigado, por que Ele me ama, mesmo sendo eu quem sou! Obrigado, por que posso crer nele! Quero agora assumir o meu compromisso, com Jesus, de obedecer a Ele, custe o que custar, capacita-me para segui-lo, a cada dia, em nome de Jesus, amém! 

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes

11/11/2019

4/11/2019

21/10/2019

Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil