A RESPEITO DO JEJUM
top of page

A RESPEITO DO JEJUM

MATEUS 6:16-18

V.16 – Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. V.17 – Tu, porém, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, V.18 – com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e, sim, ao teu Pai em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

O jejum era prática comum entre os judeus, nos dias de Jesus. Os fariseus jejuavam duas vezes por semana (Lucas 18:12). João Batista e seus discípulos também jejuavam, ao que parece, acompanhando os fariseus (Mateus 9:14). No outono havia jejum às segundas feiras e às quintas feiras, quando oravam pedindo chuva. No passado havia outras ocasiões de Jejum (Isaías 58:5; Zacarias 8:19). Mas o único jejum prescrito na Lei de Moisés era o jejum para toda a nação, no Dia Nacional do Perdão (Levítico 16:29; 23:27; Números 29:7).

Jesus jejuou quarenta dias no deserto e, certamente também, no dia Nacional do Perdão. Também Ele afirmou que seus discípulos iriam jejuar quando Ele fosse retirado do meio deles (Mateus 9:15b). o apóstolo Paulo jejuava frequentemente durante o seu ministério (Atos 13:2; II Coríntios 11:27). O jejum é primariamente, um ato de contrição em que se deixa de lado a preocupação com as cousas rotineiras da vida, para buscar a presença de Deus. Como no caso de socorrer o necessitado com esmola, ou no caso da oração e no caso do jejum, Jesus afirma que Deus recompensa aquele que O busca assim. Qual será a recompensa de Deus não é especificado no texto, mas podemos estar certos de que ela virá. Todavia não se deve cair no vício de jejuar para conseguir bênçãos de Deus. Isto seria uma atitude legalista.

Nos presentes versos Jesus instrui os seus discípulos sobre como jejuar, para não imitar os hipócritas. Ele não condena o jejum. Ele condena a atitude hipócrita daqueles que se desfiguram para chamar a atenção dos homens e mostrar que estão-se penitenciando. Os hipócritas usavam maquiagem, colocavam cinza na cabeça e mostravam-se tão abatidos, a ponto de parecerem cadáveres. Mas os discípulos de Cristo, ao jejuar, devem parecer alegres, com rostos lavados e cabelos bem cuidados, para que o seu jejum fique em secreto. Se os hipócritas são recompensados com aplausos dos homens que veem a sua pseudo-religiosidade, os discípulos do Mestre recebem a recompensa do Pai, que os vê em secreto. A recompensa será de acordo com a multiforme sabedoria de Deus.

bottom of page