NÃO FAZ SENTIDO (Mateus 5: 15-16)

“Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sob um cesto. Pelo contrário, ela é colocada num pedestal, de onde ilumina todos que estão na casa. Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” (Mateus 5.15-16 NVT)

 

 A vida de Jesus entre nós é o maior de todos os mistérios. Só Deus, soberano e Todo Poderoso, é capaz de conciliar a eternidade com o tempo medido, o infinito com o finito. Os evangelhos nos levam a acompanhar de perto o dia a dia de Jesus. Ouvimos seus ensinos, as sábias respostas, as palavras de ânimo, e as oportunas observações sobre fatos comuns. 

 

Como esse comentário sobre a lamparina, usada diariamente em todas as casas do seu tempo. Jesus nota que não é só acender a lâmpada. Há o lugar próprio onde a candeia cumpre a sua função. Então, no seu jeito direto e atraente, ele leva os ouvintes a imaginar alguém capaz de acender a luz e levá-la para baixo de um cesto.

 

 “Não faz sentido”, conclui o Mestre. 

 

Como Jesus não gasta o tempo nem as palavras, e como é impensável uma pessoa desperdiçar o azeite da lamparina, sabemos que ele fala de outro tipo de luz: “suas boas obras devem brilhar”. Lucas acrescenta a advertência que nossa luz “não seja, na verdade, escuridão”, mas sim “cheios de luz, sem nenhum canto escuro” (Lucas 11.35-36). 

 

Alguém pode achar que é só uma historinha para crianças. Ninguém esconderia normalmente uma lâmpada dessa maneira. Será? O que dizer do prazer em ler a Palavra que é “lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Salmo 119.105) se essa lâmpada fica a semana toda jogada em um canto, esperando ser aberta lá no culto do domingo?

 

Nossa lâmpada mostra “o fruto da luz que produz apenas o que é bom, justo e verdadeiro” de Efésios 5.9? Nossa lâmpada cumpre 1 João 2.9: “Se alguém afirma:´Estou na luz´, mas odeia seu irmão, ainda está na escuridão”?

 

Não, não é história para crianças. Joguemos fora o cesto! 
 

FACEBOOK
TWITTER
Please reload

Publicações Recentes
Please reload

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil