EU SOU O SENHOR TEU DEUS

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão." (Êxodo 20.1-2 IBB)

Já faz 430 anos que as famílias hebreias vagam por terras alheias, metade desse tempo no Egito. Os últimos 80 anos foram ainda piores, amargando um duro trabalho como escravos. Deus intervém, e liberta o povo com Moisés, que agora os conduz à terra prometida.

É hora de selar uma aliança com as novas gerações, que será extensiva a toda a Humanidade, para sempre. De modo simples e direto o Senhor resume o que todos devem saber para viver em obediência a ele e para amar ao próximo.

Dos dez temas, os quatro primeiros são os menos lembrados. Eles situam o relacionamento do povo com Deus.

O ÚNICO DEUS. "Não terás outros deuses diante de mim" (v.3)- Apresentando-se como O Único, Deus afirma sua absoluta soberania, ao mesmo tempo em que nos recebe diretamente, sem intermediários. Cada indivíduo deve saber que é sempre aceito. Quanto significado isto traz à vida - o Criador conhece e recebe cada um de nós!

SEM ÍDOLOS. "Não farás para ti imagem esculpida; não te encurvarás diante delas, nem as servirás" (vv.4-5). Não há meio-termo: o culto verdadeiro é prestado só a Deus. Nós perdemos a perfeita intimidade com Deus por causa do pecado. Pela graça de Deus, Jesus veio à terra e viveu a nossa limitação humana. Somente nele podemos encontrar e entender Deus. Não nos curvamos diante de quaisquer outros deuses ou ídolos.

O NOME. "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (v.7). Não tratamos o Nome de Deus de forma indevida, como algo que não tem valor. Usamos o Nome corretamente quando nos submetemos à sua vontade e ordem.

O DIA DO DESCANSO. "No sétimo dia, porém, descansou" (vv. 8-11). Ao requerer o sétimo dia para o descanso, lembramos que o próprio Criador completou sua obra e descansou. Assim separamos um tempo exclusivo para adorar e mostrar toda gratidão a Deus. Colocando em prática esses princípios fazemos parte da aliança feita por Deus com o seu povo. Sirvamos com alegria!

Publicações Recentes

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil