O IMPOSSÍVEL
top of page

O IMPOSSÍVEL

"No momento, isso pode lhes parecer impossível. Mas acaso é impossível para mim?, diz o Senhor dos Exércitos." (Zacarias 8.6)

A expressão "não vai dar" não se aplica a Deus, o "Eu Sou". Ao criar Adão e Eva, ele incumbe o casal de dominar a terra. Como? Com dois recursos decisivos: a capacidade da livre comunicação com Deus, e a autonomia para aprender, criar e ensinar.

Por isso nós hoje voamos pelo espaço, falamos instantaneamente com o mundo inteiro, temos novos recursos para a saúde. Deus então prepara um povo para servir de testemunho da sua presença. A quem escolhe? Um casal centenário e sem filhos!

Nasce Isaque. As famílias crescem. Nômades, são convidados a viver no Egito, onde depois serão feitos escravos. No tempo próprio, Deus liberta seu povo. Como? Com Moisés, aquele bebê hebreu ameaçado de morte pelo Faraó e adotado por sua filha.

Encurralados diante do Mar Vermelho? Deus abre as águas. Descobertos os dois espiões enviados pelo sucessor, Josué? Uma mulher improvável, a prostituta Raabe, crê em Deus e os livra.

Para lutar pela terra, Gideão reúne 32 mil soldados. Para que tanto? Deus manda dispensar 99% deles.

Um gigante guerreiro intimida os valentes soldados? Deus envia o jovem Davi, pastor de ovelhas. Ele escolhe cinco pedras. Uma basta para derrubar o gigante. As outras quatro, quem sabe, foram jogadas para o alto, na vitória da fé.

E quando Deus vai reconstruir os muros de Jerusalém, o líder convocado é um escravo, Neemias, o copeiro do imperador persa. O profeta Zacarias aproveita para lembrar o poder do Senhor dos Exércitos.

Quatro séculos depois, com as mesmas palavras, um anjo tranquilizará Maria, a virgem que será mãe do Salvador. Estão certos os três jovens hebreus na corte do rei Nabucodonozor, Sadraque, Mesaque, e Abede-Nego; lançados ao fogo por não adorarem uma estátua, testemunham com autoridade:

"O Deus a quem servimos pode nos salvar. Sim, ele nos livrará. Mas, ainda que ele não nos livre, queremos deixar claro, ó rei, que jamais serviremos seus deuses ou adoraremos a estátua de ouro que o rei levantou" (Daniel 3.17-18).

Por que não temos tido essa fé firme no Deus do impossível?

bottom of page