MEMÓRIAS
top of page

MEMÓRIAS

Quero trazer à memória o que pode me dar esperança.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:21-23 NAAhttps://bible.com/bible/1840/lam.3.21-23.NAA

Amados,

Quando eu leio o livro de Lamentações de Jeremias , o que vejo?

Um povo completamente transtornado pelas circunstâncias de uma época de exílio Babilônico! Imagino a pressa que eles tinham de retornar à sua vida antiga de regalias, conforto, onde eles poderiam adorar a Deus, mas também, “ por que não? “ a outros deuses! Eles tinham toda liberdade para fazer o que quisessem. Seu rei também procurava satisfazer-lhes os desejos para que seu reinado fosse “eterno” . Assim pensava o rei.

Senão vejamos o comentário de S.Omartian, da Biblia da Mulher que Ora:

"Em Jeremias, o Profeta, no Cap. 7: 1-26 diz que o Senhor observou o Seu povo e os encontrou entrando pelas portas do templo para adorarem ao Senhor, no v.2 ele diz: “Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. “Não vos fieis em palavras falsas, dizendo; Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este; “

O Que o Senhor está dizendo hoje é que ao invés de querermos melhorar os nossos templos e enchermos de suntuosidades, deveríamos melhorar os nossos caminhos e as nossas obras. V.5-6, então o Senhor diz: v.7: “Eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, de século em século.”

Em Jeremias , o Profeta, Cap.6 :16-19 nos leva a refletir dizendo:

Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas qual é o bom aminho, e andai por ele; e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos (...) Eis que eu trarei mal sobre este povo , o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha Lei” (Jeremias 6.16,19).

Note o que Deus disse às nações pecadoras: “Ponde-vos(...) vede (...) perguntai (...) andai”. Em outras palavras: “Procurem o caminho certo e sigam-no”. A recompensa para a obediência satisfaz os anseios mais profundos de todos : “e achareis descanso para a vossa alma”. Infelizmente, a resposta de muitos países a Deus é: “Não andaremos”.

A consequência para qualquer nação que se esqueça de Deus e de seus caminhos é grave. Embora você e eu, assim como milhões de outros cristãos, não tenhamos abandonado Deus e seus caminhos, muitos outros em nossos países o fizeram. Deus nos dá, no entanto, um meio de responder a suas advertências e juízo, confessando os pecados de nosso país diante dele e pedindo que cure nossa terra: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr.7:14).

Ele não disse que todos de uma nação devem ter coração e ações perfeitos para receber as bênçãos. Se fosse esse o caso, nação alguma jamais seria abençoada. Podemos, entretanto, “colocar-nos na brecha” e ser aquela pessoa disposta a orar. Ezequiel descreveu a triste situação em que orasse. “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” Ezequiel 22.30.

Deus permite que aqueles ou aquelas de nós , chamados , chamadas por seu nome se humilhem e se arrependam pelos pecados de nosso país, a fim de continuarmos a receber as bênçãos que ele tem para nós. Podemos nos colocar na brecha em favor de nossa nação impenitente. Vamos orar para ser aqueles e aquelas que perguntam onde está o bom caminho e andam nele."

Somos gratos ao Senhor pelas suas misericórdias sobre nossas vidas.

O Senhor nos ensina a cada dia, a nos aquietarmos e saber que só o Senhor é Deus!

Louvamos a Deus pelos grandes livramentos que Ele nos tem proporcionado.

Ficamos perplexos diante das investidas contra nós - aquelas em que, parecia que não iríamos resistir Mas o Senhor vem com Sua forte mão e nos sustenta e nos livra. Quem pode livrar como o Senhor?

Que, através do Vale em que estamos passando, tiremos lições preciosas ao nosso coração

1° Que o Senhor Reina sobre as Nações

2° Que Ele é Fiel para nos guardar de todos os nossos temores;

3° Que, ainda que o mundo se levante contra nós, há um Deus que vem para nos dar o Consolo do Consolador e nos fortalecer para não nos deixar cair!

4° Que estamos guardados e firmados no Seu amor que não falha;!

5° Que ainda que sejamos infiéis, Ele permanecerá Fiel, pois não pode negar-Se a Si mesmo .

Assim, tenhamos essa confiança em Deus.

Deus nos ajude a prevalecer na Sua Fé, Seu amor e Sua Esperança!

Amém!

bottom of page