O profeta Habacuque diante de suas lutas e conflitos, pergunta a Deus em Habacuque 1.2: “Até quando, SENHOR, clamarei pedindo ajuda, e tu não me ouvirás?”
A pergunta feita pelo profeta Habacuque ao Senhor revelava o quanto ele vivia aflito com a crescente injustiça e com um conflito espiritual, pois sendo o Senhor santo e justo e vendo todo o pecado da nação de Israel, aparentemente não estava fazendo nada.
Por vezes, vivenciamos a inquietação do profeta. Às vezes, o que sabemos de Deus parece não encaixar muito bem com a realidade da vida. Perguntamos: Se Deus é soberano e bom, por que sofremos? Por que temos que lidar com o pecado, dor, desânimo, violência ou maldade? Por que a injustiça parece passar despercebida aos olhos de Deus? Por que Ele parece distante ou silencioso?
Se você tem algumas dessas perguntas e acredita que Deus deveria estar fazendo algo, bem- vindo! Você está no mesmo dilema do profeta Habacuque e precisa também das respostas que ele recebeu.
No livro de Habacuque você verá, que Deus espera que ante o caos de sua vida, você primeiramente o busque em oração. Você não precisa negar sua dor, questionamentos, confusão ou dúvidas. Apenas ore. O Senhor sempre recebe suas perguntas, dores e queixas. Ele ouve sua oração e responde.
O livro de Habacuque ensina que o Senhor a seu tempo age. Ele não é indiferente ao mal. Ele está no controle e tem bons propósitos diante das crises. Quando Ele aparentemente não age, você precisa continuar alimentando sua esperança em quem Ele é e em seu imutável caráter. Isso é fé, e a fé O agrada.
Quando seus dias incertos e dolorosos chegarem, ande por fé. Determine buscar força e alegria no Senhor. Ele sabe tudo. Ele sempre está agindo.
Muito bom