top of page

EM DIA COM A BÍBLIA (Gênesis 34)

A moça visita amigas de uma região vizinha. Surge um rapaz de boa aparência que a domina e a violenta. Ele se desculpa pela agressão, confessando ter agido impensadamente, por pura paixão. É Siquém, filho de Hamor, um dos homens influentes daquele lugar. Ele busca a permissão da família da jovem para casarem. Os irmãos de Diná fingem aceitar a união das famílias e dos bens, com a condição de que os homens do povo vizinho sejam circuncidados, como os homens judeus. Um processo com o significado da aliança do Senhor com seu povo escolhido é ali rebaixado a mero pretexto para uma vingança! 

 

Três dias depois, quando os homens ainda sentem dores, Simeão e Levi entram na cidade. Não há resistência. Eles matam todos os homens. Seus irmãos saqueiam a cidade e prendem as mulheres e crianças. 

 

Por que essa sucessão de violência, humilhação contra uma jovem, desrespeito à aliança do Senhor, falsidade, covardia, assassinatos e prisão de mulheres e crianças? 

 

Tudo isso faz parte da armadilha que tenta impedir o avanço do plano de Deus: a descendência de Jacó seria uma bênção para todas as nações da terra. 

 

Jacó imaginou que estivesse tudo perdido pela reação dos seus filhos. Mas a armadilha de Satanás falhou, porque o poder não é do homem nem do maligno. 

”Se formos infiéis, ele permanecerá fiel, pois não pode negar a si mesmo “._(2 Timóteo 2.13)

 

Ivo Augusto Seitz _

Igreja Batista da Floresta - Porto Alegre, RS

Comments


bottom of page