ESTUDO NO LIVRO DE EFÉSIOS PARA O PROGRAMA “FELICIDADE COMEÇA COM FÉ” DA ESCOLA BÍBLICA DO AR

(O prof. Riolando atuou em nossos programas e nos deixou um farto material escrito, fruto da sua dedicação integral ao Senhor, com quem já está.)


CAPÍTULO 1(continuação)


O texto continua com os versos 11 e 12 em que lemos: “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo”.


É, também, por meio de Cristo, que fomos feitos herança do Deus Todo Poderoso que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade. Em outras palavras, a sua vontade é soberana, e Ele não precisa do conselho de ninguém a respeito do que fazer ou de como fazer qualquer cousa. Ele determinou previamente destinar-nos para sua herança, e assim ele fez (Efésios 3:6). Mas Ele faz isto para que a sua glória seja louvada tanto por causa dos judeus que já se haviam convertido a Cristo e tinham nele a sua esperança, como também por causa dos gentios que vieram a crer depois dos judeus. Tudo gira em torno da fé em Cristo, como afirma o verso 13 que diz: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido fostes selados com o Santo Espírito da promessa;”


O verso 14 conclui este trecho da carta falando do Espírito Santo, “o qual é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”. Isto significa que o Espírito Santo é a garantia de que o povo de Deus, que tem esse selo de autenticação, será resgatado no final. Deus o tomará para Si, porque tornou-se sua propriedade.


Se, por um lado, somos herança de Deus porque fomos comprados pelo sangue de Cristo, por outro lado Ele nos dá o direito de receber herança d'Ele também por meio de Cristo.


Falando desse mistério em Efésios 3:6, Paulo afirma que recebeu a revelação de que “os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e participantes da promessa em Cristo por meio do Evangelho”. E quando confrontamos essa passagem com 1°Coríntios 3:21-23, entendemos que muitas cousas ainda estão por vir, porque está escrito: “...tudo é vosso...seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as cousas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso. No dia do grande julgamento Jesus dirá às ovelhas que estão à sua direita: “Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”. E no capítulo 21 de Apocalipse que fala do novo céu e da nova Terra, há uma promessa grandiosa no vrs 7 que diz: “o vencedor herdará estas cousas e eu lhe serei Deus e ele me será filho.


A propósito da expressão “em Cristo”, que se torna a tônica nessa passagem referente às bênçãos espirituais, devemos dizer que é algo típico do apóstolo Paulo, para descrever a situação de segurança em que nos encontramos depois que cremos na pregação do evangelho, no testemunho apostólico, e recebemos o selo do Espírito Santo. Trata-se de uma relação de muito grande intimidade e confiança do cristão para com o seu Redentor.


Antes de encerrar esse parágrafo é oportuno fazer a seguinte observação: A carta aos Efésios menciona 5 vezes os Lugares Celestiais. Eles são descritos como o lugar das bênçãos espirituais em Efésios 1:3-14; o lugar em que Cristo se encontra assentado à direita de Deus depois de ressuscitado, conforme Efésios 1:26; o lugar em que fomos colocados em Cristo depois de sermos ressuscitados da morte do pecado, conforme Efésios 2:6; o lugar onde Deus revela aos poderes das trevas a sua multiforme sabedoria a respeito do desenvolvimento do seu Eterno Propósito de Salvação através da igreja, conforme Efésios 3:10-11; e também o lugar onde travamos ferrenha batalha contra o inimigo que nos quer derrotar, mas também onde percebemos toda a sua estratégia, e assim, podemos nos defender. Pois não lhe ignoramos os desígnios. Estes assuntos são tratados em Efésios 6:10-18 e 2°Coríntios 2:11.


Ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus de toda graça seja a honra e a glória para todo o sempre, amem! (continua)

Publicações Recentes