top of page

INTRODUÇÃO AO LIVRO DE NEEMIAS

Prezado leitor.

Chegamos ao final de nossos estudos sobre Esdras e Neemias, que viveram no período pós exílio dos judeus na Babilônia. Nesta oportunidade, estaremos nos concentrando e revendo alguns dos aspectos que Neemias nos ensinou em relação ao tema liderança. O assunto é empolgante e abrangente, uma vez que se aplica tanto ao caso de nossas igrejas, quanto ao caso de organizações diversas fora dela e empreendimentos em geral. O tema se aplica também ao caso da administração de nossas casas ou lares, uma vez que lá, a família também pode ser vista como uma pequena organização ou uma equipe. Por fim, o tema liderança se aplica também a uma perspectiva pessoal dada que, cada adulto, supostamente deve ser capaz de liderar sua própria vida.

O que, portanto, podemos destacar como ensinos relevantes para o tema liderança, conforme aprendido nos estudos de Neemias? Vejamos:

1. A pessoa que lidera deve possuir um caráter íntegro. Ela deve conhecer e defender o que é justo, mesmo frente à desaprovação de alguns ou mesmo de muitos. Isso não quer dizer que a pessoa tem que ser inflexível e bater de frente sistematicamente com a oposição. Há formas de se manter convicções sem necessariamente criar conflitos. O ponto chave aqui é: somente quem é íntegro terá força interior para inspirar outros a segui-lo com confiança. Neemias era íntegro e ele nos mostrou que a integridade vem a partir de um compromisso com a Palavra de Deus.

2. A pessoa que lidera deve ter convicções. Já pensou um líder que não sabe o que quer? Convicção não quer dizer teimosia mas confiança naquilo que se faz ou nas ideias que se defende. Aqui, novamente, a convicção sábia será aquela baseada não apenas no que achamos , mas naquilo que podemos perceber como revelação de Deus para cada um de nós. E Ele realmente revela a Sua Palavra bem como revela a Sua vontade quando nós O buscamos e nos relacionamos com Ele. Algumas das convicções de Neemias podem ser verificadas na confiança que ele mostra em ter suas orações respondidas por Deus (Neemias 1.11), em sua segurança em responder a seus adversários (2.19-20), na coragem e determinação com a qual enfrentou a oposição (4.1-23 e 6.1-14) e na sua persistência quando os obreiros resolveram desistir do trabalho (4.10-11).

3. A pessoa que lidera deve ter visão. Ou seja, ela deve ter a capacidade de enxergar além do presente e de criar o que não existe. Neemias era um copeiro que trabalhava na corte do rei Artaxerxes da Pérsia. Com sua visão, Neemias conseguiu ver muito mais além dos limites de sua profissão. Ele conseguiu ver à sua frente, uma missão. E foi isso que o mobilizou em direção ao grande projeto de reconstrução de Jerusalém. De copeiro, tornou-se governador de toda a Palestina. Sua visão teve como fator de sucesso, estar atrelada a vontade de Deus. E isso nos leva a observar que o atributo completo, não é apenas ter a visão, mas tê-la em conformidade com a vontade de Deus.

4. A pessoa que lidera deve ter lealdade. Lealdade a Deus, aos seus superiores, aos seus subordinados e aos seus iguais. A lealdade de Neemias ao Senhor foi uma de suas marcas. A lealdade ao rei Artaxerxes, a quem era subordinado, foi outra (2.3). Sem esta lealdade, Artaxerxes nunca teria apoiado o projeto de Neemias de se ausentar tantos anos da corte persa para reconstruir Jerusalém. Por fim, a lealdade de Neemias aos seus liderados foi um outro ponto de destaque. Ao contrário de muitos dirigentes da época, que primavam mais por uma administração absolutista e despótica, Neemias sempre procurou, quando possível, abrir espaço para que seus subordinados conhecessem os problemas e participassem da solução deles.

5. A pessoa que lidera deve ter motivação e entusiasmo. Neemias não tece dificuldade em motivar pessoas 92.17-18). Ele as desafiou com a necessidade, encorajou-os com os benefícios resultantes e deu-lhes evidências de que Deus estava com aquele projeto. O resultado foi o engajamento, o entusiasmo e o comprometimento do povo. Os melhores líderes são aqueles que não apenas levantam o ânimo das pessoas, mas conseguem mantê-lo. Eles procuram se interessar, dentro do possível, pelos pontos de vista e necessidades de seus liderados e conseguem desenvolver um senso de grupo ou um espírito de time, que permite com que as pessoas se animem e se empenhem em participar e contribuir para que o grupo ou time alcance os resultados.

6. A pessoa que lidera deve saber se comunicar. Quem trabalha em equipe necessita receber do líder não só informações relevantes para a sua tarefa mas também sobre o contexto onde desenvolve seu trabalho. O líder também deve estar preocupado não apenas em falar mas também em ouvir. É através de um sistema de comunicação aberto que as pessoas podem ser incentivadas e reconhecidas pelo bom desempenho que apresentam. Há quem diga que o líder ideal é aquele que, em vez de adotar a prática de criticar o liderado sempre que o flagrar fazendo algo errado, adota a prática de procurar flagrar o liderado fazendo as coisas certas. E quando isso ocorrer, comunicar-se com ele dando-lhe aos parabéns pela tarefa realizada corretamente. Quanto tempo faz que você não dá os parabéns para a sua faxineira ou para sua empregada em casa? Ou para seus filhos? Ou para seu cônjuge? Ou para seus funcionários no seu trabalho? Ou para seus irmãos da sua igreja, que estão se esforçando em fazer algum trabalho para o Senhor? Quando há comunicação dentro da equipe, as pessoas conseguem alcançar alvos, adotar prioridades corretas, criar soluções alternativas, cumprir prazos e subordinar desejos e ambições pessoais aos interesses da equipe. Neemias se comunicava bem. Elogiou quem merecia (34.20, 27 e 30) e tornou conhecidas suas decisões através de seus subordinados (13.9, 14, 21, 22, etc.).

Esses foram alguns dos aspectos que Neemias nos ensinou sobre liderança. Nosso desejo é que a Palavra de Deus possa ser sempre uma fonte valiosa e prática para os desafios que você tem à sua frente, seja no nível pessoal, no nível da família, da igreja ou do trabalho e, como Neemias, possamos reconstruir a Jerusalém que tiver sido destruída em nossa vida, e ampliar nossos projetos e conquistas, tendo sempre o Deus Iavé de ontem, de hoje e de sempre como nosso aliado pessoal.

bottom of page