NÃO BASTA ORAR, TEM QUE CALIBRAR OS PNEUS!

O pastor Nelson Lopes estava de saída, viajando de Panambi, RS, para o Acampamento Batista Gaúcho, em Santa Maria, RS.


O jeep Willys levava um grupo de adolescentes e suas bagagens. A última passageira entrou no carro, buscando espaço entre os companheiros de viagem e as mochilas. Seu Oscar, pai da adolescente, veio até o jeep e avisou o pastor: -"Os pneus estão murchos. É preciso calibrar!" O pastor, animado com a perspectiva da viagem e do acampamento, só respondeu: - "Orem por nós!" Seu Oscar retrucou: - "Não basta orar. Tem que calibrar os pneus!" O pastor aceitou o conselho. Passou no posto de gasolina para os ajustes finais e mandou calibrar os pneus. A viagem foi tranquila.


Nesses tempos de pandemia, há tanta gente "viajando sem calibrar os pneus". Saindo de casa sem usar máscara. Participando de aglomerações desnecessárias. Não tendo o cuidado de higienizar as mãos. Diz o apóstolo Paulo, em Efésios 5.15 é 16:

"Portanto, sejam cuidadosos em seu modo de vida. Não vivam como insensatos, mas como sábios. Aproveitem ao máximo todas as oportunidades nestes dias maus. "


É bom lembrar que os dias são maus e exigem cuidado especial. Isso inclui não só a saúde física, mas também nossas emoções e relacionamentos. Nossa insensatez pode prejudicar outras pessoas. Há o contágio físico, que pode levar à doença é até à morte de quem nos é querido. Há também o contágio das ideias, do ódio, da desesperança, que alcança os que nos ouvem e lêem. Se o equilíbrio de pessoas a quem influenciamos é frágil, o resultado pode ser trágico. Insuflados pelo desgosto e pelo desespero, alguns desistem da vida. Que tristeza!


A vida de um sábio exige uma visão acurada das necessidades de quem está à sua volta, tanto de forma presencial como virtual. O sábio aproveita as oportunidades para construir, para apontar caminhos de esperança e superação das dificuldades.


Nossa fé não dispensa o prático, o racional, como bem apontou Seu Oscar, caminhoneiro experiente. A fé vai além da razão, mas não a dispensa. Dá a ela um sentido mais amplo e mais profundo. Afinal, o Deus Criador fez o mundo com leis muito bem estruturadas.


Sejamos cuidadosos. Vivamos com sabedoria. Que nossos pneus físicos e emocionados estejam sempre bem calibrados.

Publicações Recentes