NÃO HONRARAM A SANTIDADE DE DEUS

"Não honraram minha santidade para os israelitas. Por isso você verá a terra de longe, mas não entrará na terra que dou ao povo de Israel." (Deuteronômio 32.51-52)

A viagem cheia de aventuras do povo de Israel pelo deserto vai além da nossa compreensão. Homens, mulheres, crianças e idosos avançam passo a passo por caminhos perigosos. Carregam ferramentas, equipamentos e utensílios domésticos. Tangem ovelhas e bois. Travessia só possível porque Deus está presente.

Moisés, o líder, enfrenta ainda a traição e a má vontade de muita gente. Mesmo antes de atravessar o mar Vermelho já querem voltar, ser escravos no Egito. Desprezam o livramento milagroso vindo de Deus. As pessoas reclamam de tudo. Querem água, carne, e o fim daquela viagem demorada. Corá, Abirão e Datâ ajuntam 250 rebeldes para derrubar Moisés e Arão. Deus interfere com rigor.

Os murmuradores são engolidos pela terra (NM 16). Mas, já na manhã seguinte, a comunidade em peso acusa Moisés. Ele prefere não se defender, apenas pede a Deus que perdoe o seu povo. Não é sem razão que Moisés é visto como "o homem mais humilde de todos", "o único profeta com quem o Senhor fala face a face (Números12.3, 8).

Uma característica que distingue Israel dos outros povos é a sua capacidade de registrar tanto os sucessos como as mais duras lições da história. O próprio Moisés conta como um dia ele agiu sem pensar: o povo, mais uma vez, está impaciente por água. Deus manda Moisés falar à rocha. Moisés, tenso, bate na rocha com a vara. Vem água, mas Isso lhe custa a entrada na terra prometida (NM 20.4-12).

Um castigo duro demais para um pequeno descontrole? Para Deus é o contrário: um castigo leve – no último diálogo face a face Moisés verá a terra e o cumprimento da promessa – causado por uma grave falha: "Não honrar a santidade". Moisés recomenda: "Levem a sério todas as advertências que hoje lhes dei. Transmitam-nas como ordens a seus filhos, para que eles cumpram fielmente todos os termos desta lei. Não são palavras vazias; são a vida de vocês!" (DT 32.45-47).

Nossa vida tem honrado a santidade de Deus?

Publicações Recentes

Tel.: (21) 2253-2849 / 2223-3288  |  E-mail: contato@ebaronline.com.br

© 2017 Escola Bíblica do Ar - Todos os direitos reservados.​

​Desenvolvido e customizado por MTV Developer - RJ/Brasil