NÃO VOU DEIXAR VOCÊ EM UMA FRIA!

Faz parte da minha formação cristã a ida à igreja. Desde sempre, a igreja foi o local para onde minha amília se dirigia aos domingos. Já adolescente, passei a esperar ansiosamente pelos primeiros domingos de cada ano, porque ouviríamos um sermão sobre um texto já anunciado: Êxodo 14:15, onde lemos: “Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Ano após ano, um enfoque diferente, sempre uma mensagem de alento e de força para prosseguir e marchar.


Recentemente, estive em uma Igreja para o culto matinal. O pastor iniciou o sermão informando à congregação que, ao orar pela Igreja, o Senhor havia mudado o sermão que pretendia pregar. Apesar de, no boletim, estar registrado que ele pregaria na carta aos Efésios, solicitava que a Igreja abrisse a Bíblia em Êxodo 14, porque seria dali que extrairia, com a ajuda e orientação do Espírito Santo, a palavra à igreja naquela manhã.

Curiosamente, a ênfase do sermão foi na conversa de Deus com o líder Moisés, que, atônito, não sabia o que fazer para conduzir o povo em segurança à Terra que Deus havia prometido. Como estar em paz, se diante dele havia o Mar Vermelho e, atrás, o enfurecido exército de Faraó? O pregador, então, se colocou como parte do diálogo e, como se Deus estivesse falando, perguntou:


- Espera aí, Moisés! Você acha que eu iria colocar você em uma fria? Você acha que eu o tiraria do Egito com toda essa gente amada para simplesmente fazer vocês morrerem aqui? Moisés, Moisés, você bem sabe o que precisa fazer. Pare de ficar dando este triste espetáculo e marche.


A mensagem daquele sermão à igreja foi: “embora muitos estejam sem receber salários, aposentadorias, atendimento médico adequado, respeito pelo cidadão, e muitas outras lacunas que a todos nos assolam, Deus não vai nos deixar em uma fria. Vamos marchar. Durante a marcha, Ele proverá, creiam!”


Deus ordena que marchemos. Ainda que com passos reduzidos devemos erguer a cabeça e marchar. Ao som da orientação dEle, prosseguir e deixar um rastro de alegria e de fé..Confiemos. Deus não vai nos deixar em uma fria!

Publicações Recentes