top of page

NATAL E MACARRÃO

Cordiais saudações a todos!

 

Deixe-me perguntar-lhe: o que faz de uma macarronada uma macarronada? Certamente me dirá: o macarrão. Para nós é óbvio. Poderíamos ter muito molho de tomate ou molho branco, muito queijo ralado, muito tempero; mas se não tivéssemos o macarrão aquilo deixaria de ser uma macarronada.

 

Se é óbvio para um prato de comida, infelizmente não tem sido óbvio para a sociedade definir o que é o Natal. Pergunte-se a uma criança que não foi criada nos caminhos bíblicos sobre o que é o Natal. Quais serão as suas respostas?

 

O Natal é presente, comida, bebida, festa, visita de familiares, muita brincadeira, árvore de Natal, Papai Noel, filmes sobre festas natalinas, guirlandas, pisca-piscas, shoppings centers lotados, salpicão, rabanadas. Todas estas coisas podem existir no Natal. Mas, assim como os molhos não definem que há uma macarronada, a simples existência destes elementos não traz um Natal para ninguém.

 

Natal é Cristo vindo ao mundo. Natal é a vinda do Messias de Israel, a Luz dos Povos! Natal é o cumprimento da promessa divina de um Salvador eficaz para todo aquele que nele cresse. Natal é um nome que tem poder de libertar, único e eficiente. Natal é o Cordeiro de Deus, que veio para tirar o pecado do mundo! Natal é Jesus, o menino de Belém, que tornou-se o homem de Nazaré e é hoje o Salvador da Humanidade. Sim, isto é Natal!

 

Podemos envolver um macarrão  em diversos molhos, salpicá-lo de queijo ralado, colocar temperos especiais, cremes, folhas, formatos; enfim, podemos fazer um macarrão do jeito que mais gostarmos. Mas é indispensável que haja macarrão, que haja pasta, que haja o elemento que o denomina.

 

Assim, o nosso Natal pode ter árvore com pisca-pisca, presentes pela manhã, enfeites, guirlandas, comidas especiais, alegria, cores que evocam este festejo, canções apropriadas, tudo isso. Mas se não tiver Jesus será um falso Natal. Natal com Papai Noel e sem Jesus é um blefe, uma mentira. Natal sem Jesus mas com muita celebração de alegria é uma festa comum, um mero encontro social, não um Natal.

 

Que nós busquemos o âmago do Natal em nossas comemorações, colocando Jesus Cristo como a base, a razão e o motivo, e que tudo o mais seja apenas papel de embrulho e enfeite. Feliz Natal!

Kommentarer


bottom of page