O Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, declarou em II Tessalonissenses 3.16: “Ora, o Senhor da paz, Ele mesmo vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias”
Uma das buscas mais comuns e contínuas do ser humano é a busca da paz. Busca-se a paz entre os povos, a paz entre famílias, a paz entre patrões e empregados, a paz entre governo e cidadãos, a paz em todos os relacionamentos. Porém, maior do que essa busca por paz externa está a busca pela paz interior. Para essa, ainda que as circunstâncias estejam favoráveis, nem sempre a alma e o coração humanos experimentam a tranquilidade. Inúmeras pessoas dependem de remédios, de drogas, de bebidas, de elementos hostis à saúde e aos relacionamentos humanos para trazer um bocadinho de paz interior.
O texto bíblico nos diz que Jesus Cristo é o Senhor da paz. Isto já fora profetizado 740 anos antes de Seu nascimento, quando Isaías diz: “E o Seu nome será ... Príncipe da Paz” (Isaías 7.14). Ele mesmo nos declarou peremptoriamente: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” (conforme João 14.27). Paulo afirma que agora, em Cristo Jesus, temos paz com Deus por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conforme escrito em Romanos 5.1.
O que isto significa? Que quem tem Jesus Cristo no coração, tendo-O recebido pelo arrependimento de pecados e pela fé única em Seu nome, tem a paz de Deus. Os crentes antigos saudavam-se com a expressão KHARIS EYRENE, isto é, GRAÇA E PAZ! Os judeus crentes no Senhor saudavam-se com SHALOM ADONAI, A PAZ DO SENHOR. Essa paz não é apenas possível, ela é real, verdadeira, presente! O Senhor da paz habita em nosso coração. Há dias atrás o meu filho disse: “Papai, não há luz na cozinha! Não acende!” Então eu puxei o fiozinho pendurado da luminária e acendi. Havia luz, mas o fio estava desligado. Há paz no coração do crente, mas talvez esteja precisando de trazê-la ao seu dia-a-dia, buscando ao Senhor em todas as circunstâncias. Pedro, quando vira a Jesus caminhar sobre as águas pediu para andar também. O Senhor disse: venha! Ele foi e andou. Podemos dizer: Deus, preciso da paz! E Ele nos dirá: Tenha-a! Então, em todas as circunstâncias teremos a paz como aliada, como fundamento para o exercício de todas as nossas atividades, não necessitando de drogas para apaziguar o coração. Que Ele, o Senhor da paz, nos dê paz em todas as circunstâncias, quer na família, quer no trabalho, quer na igreja, quer em nosso interior. Que assim seja. Amém.
Comments