QUESTÕES DA VIDA CRISTÃ: ORANDO PELA IGREJA DE JESUS
top of page

QUESTÕES DA VIDA CRISTÃ: ORANDO PELA IGREJA DE JESUS

Texto Bíblico: 1 Tessalonicenses 5.16-18

(Extraído do livro Parceiros de Oração – John Maxwell) Compilado por Deise Simão Gomes

Introdução

“Podemos transformar nossa igreja e ajudá-la a alcançar todo o seu potencial através da oração. Podemos orar individualmente, formar parceiros e trios de oração”.

Como podemos orar pela igreja?

1. Orar continuamente.

“O conselho de Paulo para a igreja de Tessalônica é para nós também. Paulo ensina: “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5.16-18). Se desejamos que a igreja atinja seu potencial máximo e alcance seus propósitos, precisamos orar por ela todo o tempo”.

“No decorrer dos anos, as pessoas que têm orado por mim e pela igreja encontraram maneiras criativas de se lembrarem de orar continuamente. Um parceiro de oração colocava seu alarme para despertar de hora em hora, uma vez por mês, durante a noite toda. Outro, Mike Mullert, colocava uma moeda dentro do sapato. Toda vez que sentia a moeda, orava por mim e pela igreja. Cada um pode usar sua imaginação!” 2. Orar estrategicamente.

“Comecemos orando pelos membros da igreja e suas atividades. Vamos pedir unção para o pastor, que pessoas aceitem a Jesus como Salvador, que muitos visitantes se interessem pelos programas especiais, que a comunhão aumente; que as reuniões de oração das quartas-feiras sejam poderosas, que as crianças entreguem a vida a Jesus na EBD. Procuremos nos familiarizar com os programas e atividades da igreja, e depois oremos especificamente para que sejam abençoados”.

3. Orar geograficamente.

Podemos orar logo que cheguemos na igreja para que Deus abençoe todos os que entrarem no santuário e dependências da igreja. Se você trabalha no berçário ore impondo as mãos sobre cada berço para que Deus levante gigantes na fé para o Reino entre os pequeninos da igreja. Quem sabe um dos nenéns dormindo num dos berços da igreja poderia vir a ser um Billy Graham? Quando assentar-se no banco da igreja ou na classe da EBD ore por quem irá sentar-se do seu lado para que Deus esteja falando ao seu coração. Intercessores, parceiros ou trios de oração podem estar constantemente andando no local da igreja e orando para que Deus esteja cobrindo cada área onde as pessoas estarão se reunindo.

4. Orar com poder.

Quem quiser orar eficazmente por sua igreja, tem de orar com poder. Existem duas maneiras de fazê-lo. Primeiro, precisamos buscar estar cheios do Espírito Santo para termos o poder de Deus. Segundo, vamos orar de acordo com a Palavra de Deus. Ao orar pela igreja, usemos a oração de Jesus como modelo da seguinte maneira:

Orar para que os crentes louvem de todo o coração *Peçamos que a gloria de Deus seja derramada na igreja à medida que a congregação o adora, não apenas com os lábios, mas com a vida. *Peçamos a Deus que o espírito de adoração se manifeste em nossa igreja. *Oremos por um avivamento das igrejas em nosso país e no mundo *Orar para que os crentes conheçam a Palavra de Deus e a aceitem e lhe obedeçam *Oremos para que a Palavra de Deus seja anunciada sem cessar na igreja *Oremos para que os ouvintes tenham entendimento e discernimento espirituais. *Oremos para que Deus faça os crentes obedientes à Sua Palavra.

Orar pela unidade da igreja *Oremos para que tanto os líderes quanto os membros tenham humildade. *Oremos para que haja um espírito de humildade e arrependimento no meio dos crentes. *Peçamos a Deus para quebrar todas as barreiras raciais, culturais e denominacionais.

Orar pela salvação de almas

*Oremos para que Deus dê aos líderes da igreja o desejo de alcançar os perdidos. *Oremos pela seara – para que não faltem crentes dispostos a evangelizar.

*Oremos para que cada igreja alcance os perdidos em sua cidade.

Orar para que o coração e vida dos crentes sejam plenos de alegria *Peçamos a Deus que revele todo o potencial da igreja aos líderes e os membros em geral.

*Peçamos a Deus que encha de alegria tanto os líderes como o povo.

Conclusão

Mateus 18.19-20 Quando os crentes levam a igreja e os líderes a Deus em oração, acontecem coisas incríveis.

A Bíblia está repleta de exemplos do que acontece quando os crentes oram. E m Mateus 18.19-20, Jesus diz: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhe-á concedido por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Que promessa maravilhosa! Ela nos assegura que há poder na oração conjunta. E quanto maior o número de pessoas, maior o poder de sua oração. É isso que diz Deuteronômio 32.30: “Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, e a sua Rocha lhos não vendera, e o Senhor lhos não entregara”? Deus está conosco quando oramos juntos, e os resultados de nossa oração são incalculáveis.

Leituras Diárias:

Mateus 18.19-20 Êxodo 17.8-13 Efésios 6.19-20 João 17.9-21 Tiago 5.16 Tiago 1.5-8 1Timóteo 2.1-2

bottom of page