COM REV. RENATO MARCONDES GONÇALVES DOS SANTOS
top of page

COM REV. RENATO MARCONDES GONÇALVES DOS SANTOS

O irmão é um dos membros mais antigos do Conselho da Escola Bíblica do Ar. Como aconteceu a sua vinda para o nosso Conselho?

R - Tendo casado com Jesilda, que era ovelha e secretária do pastor David Gomes, fui indicado pelo pastor Geremias Bento da Silva e aceito pela assembleia da EBAR no final de 1985. O pastor David disse que era o tributo por ter levado a sua secretária. O Pastor David foi meu professor de Teologia Contemporânea no Seminário Betel. Quando criança, minha mãe costumava ler para mim o livro "A Pergunta de Rosa Maria", publicado pela EBAR. Fale-nos um pouco sobre a sua chamada para o ministério. Como aconteceu? Quando foi consagrado?

R - Desde a minha mocidade, em Curitiba-PR, sentia paixão por evangelizar e trabalhava com alegria nos pontos de pregação e congregações da Igreja, nos trabalhos da mocidade, na Casa de Recuperação Nova Vida - CRENVI, na Escola Correcional de Menores, etc. Mudei para o Rio em 1981, e em 1982 entrei para o Seminário Betel. Em 9 de setembro de 1989 fui ordenado ministro do evangelho da Igreja Presbiteriana do Brasil, pelo Presbitério Rio Norte, tendo sido designado para pastorear a Igreja Presbiteriana de Vila da Penha e a Congregação Presbiteriana de Vila Cruzeiro. Atualmente sou pastor da Igreja Presbiteriana Central de Irajá.

O irmão foi um assíduo participante dos Congressos de Avivamento Espiritual que a EBAR realizava nas instalações do Acampamento da Fé Monte Moriá. Poderia nos contar algumas experiências que o ajudaram a crescer espiritualmente durante aqueles encontros?

R - A presença do pastor David Gomes à frente dos Congressos sempre foi o diferencial. Todos que participaram foram ricamente abençoados pelo seu ensino centrado na Bíblia, visando à glória de Deus, com quem mantinha profunda comunhão. O tempo dedicado à oração, os louvores. Todos sentiam a presença maravilhosa do Espírito Santo. Os Congressos deixaram saudades e muitas experiências com Deus. O irmão conviveu com o Pastor David Gomes por muitos anos. Como o irmão percebia o envolvimento do Pastor David Gomes com a Escola Bíblica do Ar? Quais os planos que o irmão sabia que o Diretor fazia para este ministério?

R - Entendo que o lema que o pastor David Gomes criou para a EBAR revela seus planos: o sol nunca se põe sem que subam aos céus do Brasil e do mundo as mensagens de Deus pela Escola Bíblica do Ar. Assim, podemos entender que a visão do pastor David se estendia até a volta de Jesus. Essa era a única ambição do pastor David: anunciar o nome de Jesus a todas as pessoas que pudesse atingir. Esse é o nosso desafio! Como o irmão gostaria que a Escola Bíblica do Ar se desenvolvesse nos próximos cinco anos? R - Entendo que o Conselho atual precisa levantar uma nova geração para dar continuidade a esse trabalho. Assim como fomos chamados por Deus, vamos orar ao Senhor da Seara que levante trabalhadores para esta obra. A mensagem da EBAR, pela forma que é transmitida, não tem restrições de distância ou fronteira. Em qualquer lugar do mundo, onde um rádio estiver ligado, alguém irá ouvir a poderosa mensagem do "evangelho que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.17) e "a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17). A promessa de Jesus permanece "estou convoco todos os dias até a consumação do século" (Mt 28.20) Agora, uma pergunta final: o irmão tem uma rica experiência familiar. No seu entendimento, quais os valores que uma família comprometida com Deus deve cultivar?

R - Em primeiro lugar o compromisso com Deus. Esse é o ensino de Jesus em Mt 6.33. Quando Deus é exaltado pela obediência aos seus mandamentos À família é beneficiada. O marido ama a esposa, a esposa respeita o marido, os pais ensinam aos filhos o temor de Deus, os filhos obedecem aos pais. Há amor, perdão, compreensão, paciência, diálogo, compartilhamento de responsabilidades, etc. Difícil, mas quando o Espírito Santo está no controle das nossas vidas tudo é possível. Lares cristãos abençoam a cidade e a nação (Sl 128). Diariamente agradeço a Deus pela família que me deu. Sinto-me realizado. Rev. Renato Marcondes Gonçalves dos Santos

bottom of page