SANTIFICADO SEJA O TEU NOME
top of page

SANTIFICADO SEJA O TEU NOME

Após haver comunicado aos discípulos e ao mundo que o relacionamento com Deus era algo extremamente íntimo e amoroso, Jesus prossegue a sua aula de como orar destacando que, para aquele Deus amigo e acessível, deveria haver no coração da pessoa lugar de santidade e pureza. Santificado seja o teu nome, parte integrante da oração. É quando o homem, recebido pelo Pai em um gesto de amor, torna-se consciente de suas limitações pessoais, de sua impureza, e declara que deseja que o nome de Deus seja santificado em sua própria vida.

Nesta oportunidade, vamos destacar a continuação da oração, que diz: “santificado seja o teu nome. Venha o teu reino”. Aqui Jesus estava ensinando que devemos e precisamos pedir a Deus a revelação do poder, a santidade e os atributos de Deus através dos discípulos no mundo. Na primeira epístola de Pedro, lemos alguns versículos que nos ajudam a compreender o que Jesus estava querendo dizer com esse preâmbulo portentoso. O amigo poderá anotar a passagem e depois meditar sobre ela, pois sobremodo importante para aquele que deseja orar com inteligência e com unção:

“ Portanto, estejam prontos para agir. Continuem alertas e ponham toda a sua esperança na bênção que será dada a vocês quando Jesus Cristo for revelado. Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes. Pelo contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que o chamou, é santo. Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘ sejam santos porque Eu sou santo’. Quando oram a Deus, vocês O chamam de Pai, Ele que julga com igualdade as pessoas, de acordo com o que cada uma tem feito. Portanto, durante o resto da vida de vocês aqui na Terra tenham respeito a Ele. Vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha.” 1 Pedro 1:13-19.

Vemos, então, que pedir que seja santificado o nome de Deus neste mundo em nossa vida significa muito mais do que a repetição de algumas palavras, mas a atitude de comprometimento para que reflitamos dia após dia, a santidade de Deus. Isto é possível através da mediação de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pode ser que esta seja a parte mais difícil da oração, pois aquele que se dispõe a buscar a santidade vai compreender o que significa andar pelo caminho estreito, o único que, no entanto, conduz à vida eterna. Sim, oremos como Jesus nos ensinou e deixemos que Ele mesmo nos conduza a uma vida de santidade e amor.

bottom of page