COM PR. ERALDO COELHO BERNARDO
top of page

COM PR. ERALDO COELHO BERNARDO


Para começarmos a nossa entrevista, gostaria que o irmão nos dissesse quais as atividades que desempenha atualmente, incluindo o pastorado.

R. Atualmente dou apoio ao ministério de louvor e adoração de minha filha, a cantora evangélica Joice Bernardo que tem dois CDs gravados e tem participação em três outros CDs. Foi contratada recentemente pela Gravadora Central Gospel. Dou assistência, também, à BV Films Editora, de Niterói, no serviço de revisão de tradução de Bíblias que serão lançadas brevemente no Brasil, a BTX-Bíblias Textual e a Bíblia King James de 1611 – Fiel. Sou pastor há vinte anos a IBMM-Igreja Batista Memorial em Manguinhos, Rio, à qual dedico a maior parte do meu tempo, atualmente.

Como o irmão conheceu a Escola Bíblica do Ar?

R. Através do Pastor David Gomes, que foi meu professor no Seminário Teológico Betel, no Rio de Janeiro.

Por quantos anos o irmão exerceu a presidência do Conselho da Escola Bíblica do Ar? A propósito, como chegou ao Conselho da EBAR?

R. Creio que cerca de trinta anos. Sempre fui um admirador do Pr. David Gomes e, quando ele ministrava as aulas de Teologia Contemporânea e nos falava nas capelas do Seminário, monologava - eu gostaria de trabalhar um dia ao lado desse pastor. Estava um sábado no Acampamento da Fé Monte Moriá, em Campo Grande, Rio, em evento promovido pela EBAR e o Pr. David Gomes me convidou a fazer parte do então Conselho Consultivo.

Da sua longa experiência na presidência do Conselho, quais as atividades que mais o entusiasmaram? Por que?

R. São muitas. Destaco o lançamento da “Pedra Fundamental do Edifício da Fé” que foi um marco na história da EBAR. Os “Congressos de Crescimento Espiritual” que eram promovidos no Acampamento da Fé Monte Moriá, em que líderes como o Pr. Damy Ferreira, Rev. Guilhermino Cunha, Pr. Geremias Bento da Silva, Pr. Fausto Aguiar de Vasconcelos, além do Pr. David Gomes, muito nos acrescentaram; as viagens à Terra Santa, lideradas pelo Pr. David Gomes, que o revitalizavam, e a todos os que delas participavam.

Agora, fale um pouco sobre as suas experiências com o mercado editorial evangélico brasileiro. Qual o tipo de literatura que mais agrada ao brasileiro?

R. Fui gerente da Loja Sede da JUERP, em Cavalcanti, Rio. Atendíamos os pastores e igrejas com todo o material da EBD, livros inspirativos, e teológicos próprios e de outras editoras. Trabalhei após o encerramento das atividades da JUERP como Gerente Comercial da área fonográfica em três gravadoras evangélicas e por último tenho estado assessorando à BV Films Editora que trabalhava com música gospel internacional e filmes, mas neste tempo, quase que exclusivamente com livros de diversos temas, inclusive o acadêmico-teológico, e Bíblias. O mercado editorial evangélico brasileiro é vasto e forte por causa das excelentes editoras que o compõem, bem como pelos canais de distribuição e pontos de venda, e atende a todos os gostos e segmentos, mas o livro que mais agrada o brasileiro é a Bíblia, atualmente com mais de quinze versões em português, o que é de inestimável valor.

Também gostaríamos de conhecer como são as experiências de bastidores para a tradução da Bíblia. Pode nos contar alguma coisa?

R. Meu envolvimento nessa área tem a ver com duas traduções da Bíblia para o português, as quais em breve deverão estar disponíveis no mercado, através da BV Films Editora. A primeira é a BTX-Bíblia Textual, lançada e, Espanhol pela Sociedad Bíblica Iberoamericana, já na quarta edição, e que foi traduzida para o português. Trabalhei como um dos revisores da tradução dessa Bíblia durante dois anos. A outra é a Bíblia King James de 1611 (BKJF), traduzida do inglês, em que fui, cerca de um ano, um dos revisores. É algo que me faz crescer, mas muito sério e exaustivo por causa dos prazos para a entrega dos livros. Sempre que fazia o trabalho sentia um misto de privilégio acompanhado de temor e tremor.

Voltando à Escola Bíblica do Ar, o irmão acompanhou de perto o Pastor David Gomes. Gostaríamos de conhecer algumas histórias desse tempo. Sinta-se à vontade para nos contar.

R. Conviver com o Pastor David Gomes foi uma bênção! Absorvi muito do seu estilo. Trabalhava à época na Gravadora Line Records (1997-1999). Ele, ao me ligar, após um tempo sem nos falarmos, dizia, para começo de conversa: - Eraldo, se saudade matasse eu já teria morrido! Depois colocávamos os assuntos em dia. Ouvir isso da pessoa com quem eu queria um dia trabalhar era um presente. Como ele sabia cativar os seus cooperadores!

Outra vez ele telefonou e disse-me: “Eraldo, o Diabo quer me matar”! Entendi que ele estava enfrentando uma grande batalha espiritual. A mim restava orar por ele.

Nos dias de reunião do Conselho Consultivo, hoje Conselho de Administração, muitas vezes ele era o nosso ascensorista no elevador ao descer e fazia isso com alegria. Jesus disse que aprendêssemos com Ele, pois era “manso e humilde de coração”. Ele tinha essa humildade de Jesus.

Para terminar esta agradável conversa, o que o irmão entende ser a missão da Escola Bíblica do Ar para este tempo?

R. Ensinar a Bíblia. A EBAR é uma Escola Bíblica pelo rádio. Tem que ter professores (os locutores), alunos (ouvintes), e material didático da melhor qualidade (cursos bíblicos). Ao ensinar a Bíblia se evangeliza; pessoas são levadas a Jesus (a fé vem pelo ouvir) e esses que experimentam o “novo nascimento” precisam ser batizados pelas igrejas onde residem, e ensinados a obedecer a Jesus (cursos bíblicos). A EBAR coopera com a edificação do Reino!

bottom of page