FELICIDADE É PARA TODOS, 5
top of page

FELICIDADE É PARA TODOS, 5

“Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” – (Salmo l46.l5).

Lembro-me de um hineto muito cantado em nossa juventude, que dizia: “Deus é meu auxilio e me ama tanto, Deus é meu auxílio, quer tornar-me santo. Deus é meu auxílio, cada dia eu canto. Deus é meu auxilio. Oh, que doce canto”.

O salmista tinha em Deus o seu auxilio. A figura de Deus como auxilio é das mais lindas em toda a Bíblia. O crente é feliz porque seu Deus não está jamais ocioso, mas “trabalha para aquele que nele confia”. Aqui reside a grande felicidade daquele que serve a Cristo. Ninguém mais do que o próprio Filho de Deus poderia dizer: “Meu Pai trabalha até agora”. Sua atividade principal, após salvar o homem, é auxiliá-lo a viver uma vida vitoriosa, plena de felicidade.

Há um interesse pessoal de nosso Pai em conduzir o homem, a mulher, o moço, a criança pelo caminho que o leve à felicidade; foi por isso que enviou seu amado Filho ao mundo. Ele quer ser o meu e o seu auxilio, a nossa ajuda constante! Interessante que uma das atividades do Espírito Santo é ajudar, por isso é chamado também de Ajudador. Seu grande alvo é auxiliar o homem a conhecer o amor de Deus que está em Cristo Jesus, ponto inicial da verdadeira felicidade.

No Salmo de numero 40 verso l7 temos a linda declaração de Davi: “Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxilio e o meu libertador...” Que grande privilégio: ter o Senhor como nosso auxilio em todos os momentos. Mas tal privilégio só pertence ao filho de Deus.

Vivemos em um mundo de valores completamente diferentes dos da Palavra de Deus. O mundo, diz a Bíblia, jaz no maligno. O auxilio de Deus é colocado em segundo plano pela grande maioria, quando não é totalmente desprezado. Há uma corrida para a luxúria, a exaltação da pessoa que pode exibir um corpo bonito e sensual, há uma fome de aplausos àqueles que conseguem encher os olhos, que nos esportes ou nas atividades artísticas. Cada vez mais o homem sente-se dono de si mesmo e nem de longe deseja ao menos saber da ajuda divina para sua orientação, porque os valores estéticos suplantam os éticos. O ter é mais importante que o ser, na concepção de muitos que esperam apenas nos valores materiais desta vida.

Para o salmista, no entanto, aqueles que em seu íntimo amam a Deus, não colocam seu coração nas coisas visíveis, efêmeras e passageiras deste mundo, mas têm sua esperança firmada no Senhor e na força do seu poder. Para os tais, o mesmo salmista declara: “Espera no Senhor, anima-te e ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor” (Salmo 27.l4).

O verbo esperar no sentido bíblico jamais significa inércia, falta de ação, indolência. Esperar no Senhor é um convite a colocar o coração, a mente e toda a nossa personalidade a serviço Dele, sabendo que ele suprirá todas as nossas necessidades, sejam elas de natureza material, emocional ou espiritual. Felizes os que podem sentir e vivenciar estas verdades. Neles habitará a força do Senhor. Convidamos, pois, o dileto amigo a buscar ao Senhor, confiar nele, trabalhar por ele e nele esperar.

Louvamos a Deus, que muitos, através da mensagem poderosa da Palavra de Deus, estão mudando seu modo de pensar e agir, tendo uma nova concepção da vida cristã, por haverem colocado em Cristo sua esperança. Que também o amado siga o caminho que conduz à verdadeira felicidade, tendo Deus por seu grande e precioso auxilio. Afinal... felicidade é para todos.

bottom of page