O sr. Newman tem 91 anos de idade e está morando em um abrigo especial para idosos. Ele não havia planejado passar o restante dos seus dias longe da família, mas as circunstâncias da vida o levaram a precisar daquele refúgio. Em vez de se queixar e de ficar amargurado, ele procurou uma forma de se sentir útil.
Diariamente, saía do seu quarto e passeava pelos longos corredores. Enquanto andava, distribuía sorrisos, cumprimentos e olhares de interesse pelos outros. Foi assim que descobriu uma senhora que estava parada à porta do quarto, sem se dirigir ao corredor ou a qualquer outro lugar. Ela simplesmente ficava de pé, sem qualquer outro movimento.
O Sr. Newman ficou curioso. Quando surgiu a oportunidade, ele perguntou à enfermeira a razão pela qual a senhora ficava parada e foi informado de que ela tinha medo das pessoas. A partir de então, o Sr. Newman passou a cumprimentá-la e a lhe dirigir um sorriso sempre que passava por aquela porta. Não demorou muito tempo e a senhora já pedia para passear com ele. Enquanto conversavam, aquele senhor contou à nova amiga a razão para ele não ter qualquer receio e poder fazer o possível para ser útil aos outros. Ele disse para ela que tinha plena certeza de que Deus estava com ele, dia após dia e isto o encorajava e o fazia resistir aos momentos difíceis da vida.
Então, recitou para ela as palavras do Salmo 139, que sabia de cor e que descreviam a proteção de Deus: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto. De longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por Ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.”
Durante a nossa vida, enfrentamos dificuldades de toda sorte. Para alguns, o momento é de doença; para outros, é de carência de afeto, de amor, de companhia. Há aqueles que lutam para sobreviver, que não conseguem o suficiente para pagar as contas básicas, para alimentar a família. Há ainda os que não podem mandar os filhos à escola e muitos não têm encontrado oportunidade para estudar.
Para enfrentar tais momentos com coragem, precisamos exercitar a fé nesse Deus que nos conhece, que sabe, que compreende e que nos ama. Crer nesse Deus faz toda a diferença. Crer nEle nos ajuda, nos fortalece e nos torna vitoriosos.