JESUS E A QUESTÃO DOS JURAMENTOS
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JESUS E A QUESTÃO DOS JURAMENTOS

MATEUS 5:33-37

V.33 – Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. V.34 – Eu, porém, vos digo: De modo algum jureis: Nem pelo céu, por ser o trono de Deus; V.35 – nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande rei; V.36 – nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. V.37 – Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disso passar, vem do maligno.

Falar totalmente a verdade em todo tempo é tão arriscado, que só pode fazer isso quem tem total submissão a Deus. Entre os judeus, nos tempos de Jesus, quando a palavra de alguém não era aceita como digna de confiança, esse alguém tentava firmar a sua veracidade por meio de um juramento. Mas esta prática tornou-se rapidamente mecânica, sem efeito e sem sentido no decorrer do tempo. Os Rabinos tentavam combater essa tendência estabelecendo juramentos que pudessem ser confiáveis. Por isto, em um juramento, chamava-se a Deus, a alguém ou a alguma cousa, como o céu ou a Terra, para ser testemunha da verdade que se estava afirmando. Mas ninguém tem poder para comandar o céu, a Terra, Jerusalém ou a própria cabeça, senão somente Deus. Afora Ele, tudo o mais é presunção e falsidade. Com aqueles artifícios é possível enganar alguém inexperiente nessas sutilezas e profanar as cousas sagradas. A passagem de Mateus 23:16-22 complemente este assunto.

Nestes ensinos Jesus não está preocupado com certas circunstâncias em que era requerido o juramento das pessoas (cf Êxodo 22:10-11). Ele está preocupado com uma honestidade tal, que torna desnecessário o juramento. Isto é característica do cidadão do reino dos céus: “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno”.

O texto grego nesta frase favorece também a leitura: “provém do mal”. Mas “mal” e “maligno” são expressos pela mesma palavra grega “ponêrós” (cf Mateus 13:19)

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