A NATUREZA E O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO CRISTÃO
top of page

A NATUREZA E O EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO CRISTÃO

Texto bíblico: Gn 12 e 18; Êx 3; 1Sa 2 e 3; Mt 4; At 1 e 9 Estamos dando início a uma série de estudos que terá como tema central o Ministério Cristão/Vida e obra dos crentes em Cristo.

Desejamos que o prezado leitor possa crescer no conhecimento da Palavra, aprimorando-se para ser um servo cada vez mais comprometido com as verdades bíblicas.

O tema proposto para esta primeira lição é: “A natureza e o exercício do ministério cristão”.

O que é ministério cristão? O Ministério cristão é o serviço realizado pelos crentes a Deus e à humanidade, também chamado o sacerdócio cristão. Este serviço não está limitado aos homens, ou a qualquer casta sacerdotal especial, mas é o direito e dever de todo o crente independentemente da sua raça, cultura ou sexo.

Já pelo conceito de ministério cristão verificamos que ele tem a natureza de serviço cristão. Quando aceitamos a Cristo e recebemos o Espírito Santo em nossas vidas passamos a pertencer ao exército de Jesus, e neste contexto, o que queremos é tão-somente obedecer e cumprir as determinações do Senhor para nossas vidas. Como bons soldados de Cristo o nosso desejo é prestar o serviço cristão.

Infelizmente, muitos pensam que o único Ministério disponível para os crentes é o pastoral; assim, sentem-se excluídos do Ministério cristão. No entanto, em Romanos 12.3-21 Paulo instrui os crentes acerca do seu Ministério de relacionamento com os outros, considerando esse relacionamento como uma oportunidade de serviço divino. Podemos também obter mais informações deste Ministério em: 1Coríntios 12.23-26; Efésios 4.11-16; 5.18-21.

O Crente deve interrogar-se: que necessidade posso suprir aos outros?

Quais os dons que posso dispor para o serviço da obra de Deus?

Ouvindo a chamada de Deus e disponibilizando-se de coração voluntário, o crente achará o seu lugar no Ministério.

No Velho Testamento nós encontramos pessoas que foram comissionadas para o ministério cristão. Um deles é o personagem Abraão. Quando Deus chamou-o para deixar seu país e seu povo para ir a uma terra que Ele lhe mostraria, Deus prometeu guia-lo. É sempre assim, quando somos obedientes ao chamado do Mestre Ele nos guia e direciona os nossos passos. No ministério cristão recebemos de Deus forças e inteligência para a tarefa que Ele nos convoca. Assim como Abraão, Deus requer de nós fé.

Abraão foi escolhido por Deus porque Ele tinha um propósito: o patriarca, juntamente com sua família, seria o ministro de Deus que, inicialmente, ensinaria aos seus descendentes os caminhos de Deus, pois, através da linha genealógica dele, viria Jesus, o Messias, fonte de benção para todas as nações da terra.

Não podemos perder de vista a pessoa de Jesus Cristo que representa o Ministro dos Ministros, pois Ele foi, sem sombra de dúvidas, exemplo de servo, que se colocou inteiramente nas mãos de Deus para cumprir a sua função ministerial.

Jesus no seu ministério terreno pregou, ensinou e curou as pessoas que se aproximavam dele. Reparem que juntamente com Ele estavam os discípulos, que caminhavam ao seu lado, aprendendo sobre o Reino Espiritual. Logo eles estariam preparados para o ministério terreno, já que foram alunos aplicados e aprenderam tudo o que o Mestre lhes ensinou.

Na vida cristã é assim. Num primeiro momento somos instados a aprender e logo depois saímos com o conhecimento para servirmos ao próximo.

O exercício do ministério cristão somente é possível quando nos colocamos inteiramente nas mãos de Deus, e, desta forma, deixamos o Senhor agir em nossas vidas. Ele direciona, pelo poder do Espírito as nossas ações.

Tudo é feito para a glória de Deus. Não podemos esquecer o presente que ele nos proporciona para que o ministério cristão seja bem sucedido. A partir do momento em que aceitamos Cristo no nosso coração somos agraciados pelo Espírito Santo com os dons espirituais. Estes são de grande valia para o serviço cristão. Todo crente que está incorporado nas fileiras do Evangelho de Cristo não pode menosprezar os dons que são presentes de Deus para os crentes em Jesus.

Quando abordamos a diversidade de Ministérios na Igreja, claramente concluímos que o Ministério em geral deve ser exercido por todos os crentes. No entanto, nem todos os crentes exercem precisamente o mesmo tipo de Ministério, pois a Igreja é uma equipe em que cada um tem funções diversas.

Cada crente deve analisar-se a si próprio e pedir a assistência de Deus para discernir o seu Ministério. Nesta análise será também evidente que a Igreja é um corpo com membros diferentes, havendo unidade na diversidade de funções.

A diversidade de Ministérios não traz prejuízo algum; pelo contrário, permite fazer coisas maiores e envolver mais pessoas no trabalho de Deus. Este envolvimento gera trabalho de equipe, muitas vezes essencial para realizar certas tarefas.

Um exemplo dessa equipe eficaz, foi o da ação de Paulo, com Timóteo e com Lucas. Juntos, eles auxiliaram o apóstolo no ministério cristão.

O ministério Cristão pode ser resumido da seguinte forma: glorificar a Deus e servir ao próximo ao cumprir o Grande Mandamento (Mateus 22:36-40) e a Grande Comissão (Mateus 28:18-20). O Grande Mandamento é o seguinte: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” A Grande Comissão afirma: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

Ministério Cristão é serviço a Deus e ao próximo como um Cristão obediente. Um servo Cristão ministra a Deus e ao homem em atos de amor. Uma vez que Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros (1 João 4:11).

bottom of page