A MAIS NOTÁVEL ESPERANÇA
top of page

A MAIS NOTÁVEL ESPERANÇA

“Eu, porém, esperarei no Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Miquéias 7.7)

Temos aqui o que podemos chamar de “a nobreza de uma espera”. Miquéias, fiel profeta de Deus, traça um triste perfil do seu povo Israel por causa de suas constantes rebeldias. Começa por dizer que os piedosos desapareceram; não há um justo sequer. Muitos estão à espreita para derramar sangue, com as mãos prontas para fazer o mal. Havia uma confusão entre eles. Não havia confiança entre vizinhos e amigos.

Naqueles lares, o filho desprezava o pai, a filha se levantava contra a mãe, a nora contra a sogra, e os inimigos do homem eram seus próprios familiares.. Até parece que Miquéias estava retratando os dias que estamos vivendo, não é mesmo?

E, por causa daquela triste situação, a condenação viria contra o povo. Mas à altura do versículo sete, Miquéias faz uma declaração pessoal: “Mas quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá”.

Temos aqui a confissão de um crente que vive cercado de violência e maldade por todos os lados, mas que alimenta na alma a mais nobre das esperanças: Ele esperava no Senhor. Por isso ele era confiante. Sabia que dias melhores haviam de chegar.

Mas há uma frase nesta declaração de Miquéias 7.7 que responde por essa confiança e essa esperança do profeta: Ele diz: “Esperarei no Senhor, o Deus da minha salvação”. Aí está o segredo dessa exultação de Miquéias.

Quando alguém acha a salvação em Deus, recebe com ela a certeza de que Deus está perto e ouvirá suas preces, não obstante as lutas e embates que tenha que enfrentar. Nesta obra septuagenária da Escola Bíblica do Ar recebemos frequentemente cartas de alunos e ouvintes do Brasil e Exterior, que tiveram suas orações ouvidas, porque esperaram no Senhor confiantemente. Problemas que pareciam insolúveis foram resolvidos pela oração da fé. “O meu Deus me ouvirá”. Que maravilhoso é o nosso Deus!

bottom of page