top of page
Escola Bíblica do Ar - EBAR
Logo David Gomes.png

“A Criação do Universo” (Gênesis 01)

CRIAÇÃO DO UNIVERSO

 

Introdução: O livro de Gênesis tem esse nome em português, procedente da tradução grega da Bíblia, chamada Septuaginta e significa “origens”. Esse livro é introdução ao “Pentateuco”. Pentateuco é o nome do conjunto dos cinco livros que trazem a autoria de Moisés. É também a introdução de toda a Bíblia.

 

01.Deus é o Criador:

 

O texto de Gênesis começa com o registro da criação do universo, que é o primeiro item na criação da história. “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Os termos hebraicos traduzidos por “céus e terra”, são traduzidos também como “universo”.

O verbo “criar” é o verbo que em hebraico se lê “Bará”. Bará é criar a partir do inexistente e que só pode ser empregado em referência a Deus.

Sobre esse ato criador de Deus, lemos no verso 02 que o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. O verbo hebraico que foi traduzido por mover é o verbo Merahefet que não só descreve uma ação continua, mas ação vivificadora.

A leitura dessa primeira frase do ato criador de Deus deve nos deixar deslumbrados com a afirmação categórica de que é de Deus o ato criador de tudo que existe. O texto não faz hipótese, mas afirma categoricamente.

Perfilho-me com Dr. Mesquita cuja fé afirmou que “Se a história de Gênesis puder ser contestada com seriedade, nada mais nos fica para crer, visto que todos os demais livros da Bíblia repousam na doutrina de que o homem foi criado por Deus e que este mesmo Deus é o criador e governador do mundo. Não somente isto, mas o livro tem em embrião as mais queridas doutrinas da fé crista.”

A promessa de um redentor encontra-se no limiar deste livro e segue a queda como a sombra segue o corpo. Se não é verdadeira a queda do homem, muito menos verdadeira é a promessa do Salvador”.

02.O ato Criador da luz:

 

A partir do versículo 03 temos a descrição do ato criador com mais detalhes. “E disse Deus: ‘Haja luz e houve luz’”. Isto não quer dizer que antes disso Deus estivesse em trevas. O salmo 139 esclarece que as trevas e a luz são para Deus a mesma coisa.

Considero importante mencionar a revelação que Deus dá de si mesmo desde este primeiro momento da criação. Antes de criar o homem, já estava interessado em revelar-se para ser conhecido por aquele que seria a coroa de sua criação.

Isso explica o propósito de nos convocar a conhecê-lo. Deus sabe que quanto mais o conhecermos maior será a nossa fé nele e quanto maior for a nossa fé nele, maior será o nosso amor a ele e quanto maior for o nosso amor a ele, maior será nossa fidelidade a ele e a fidelidade a Deus é acertar na “mosca”, já que Jesus declarou: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”.

 

 

03.O Deus Criador:

O nome de Deus já no primeiro verso é Elohim. Elohim é nome em hebraico e está no plural. Esse nome revela a presença da trindade divina no ato da criação. O verso dois menciona a presença do Deus Espírito Santo infundindo vida sobre a matéria criada. Colossenses 1:16 diz: “nele (em Jesus) foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis...todas as coisas foram criadas por ele e para ele”.

O verso quatro registra a ação de Deus de fazer separação entre a luz e as trevas criando os espaços de tempo que Ele mesmo chamou dia e noite. Este foi o ponto de partida dos movimentos de rotação e translação que hoje conhecemos existir na terra.

 

04.O segundo dia da criação:

No segundo dia da criação Deus separou as águas que ficam em baixo das que ficam em cima, isto é, águas em estado líquido das águas em estado gasoso que ficam em cima.

 

 

05.O terceiro dia da criação:

No terceiro dia Deus fez surgir a terra do meio das águas e criou a relva, as ervas que dão semente e árvores frutíferas. É mesmo espetacular imaginar o mar recuando em obediência à ordem de Deus que estabeleceu limite para ele. Deus criou e organizou toda a criação no lugar devido. A obra criada nesse terceiro dia levou o cientista Darwin a criar a teoria da evolução negando a criação divina. Darwin acabou por refazer sua teoria aceitando como verdade o registro bíblico de que as espécies criadas por Deus receberam o poder da evolução exclusivamente dentro da própria espécie.

 

06.O quarto dia da criação:

O programa criador do quarto dia tem gerado muita polêmica entre teólogos e teólogos e entre teólogos e cientistas ao longo dos séculos. Dr. Mesquita declara que o plano criador de Deus para o quarto dia, foi suspenso. Nesse dia não houve nenhuma criação. Nesse dia Deus fez aparecer o sol, a lua e as estrelas do meio da nebulosa e entrarem em ação. Terá sido o dia em que sol, lua, estrelas e todos os astros foram firmados em seus lugares como estão até hoje. Cada um deles com uma missão definida e específica, como dizem os versos 14-18.

 

07.O quinto dia da criação:

Chegamos ao quinto dia onde vamos apreciar a criação dos animais aquáticos e dos pássaros. A ordem de Deus na criação dos seres aquáticos foi: “produzam as águas abundantemente”, e “voem as aves sobre a terra, embaixo do firmamento”. verso 20. Cremos que os oceanos já produziram e ainda produzem milhares de espécies que os homens nunca conheceram nem conhecerão. Cada uma dessas espécies continua produzindo em abundância, como é o caso do salmão, da sardinha e do bacalhau que numa mesma safra produzem mais de meio milhão de filhotes.

O último dia da criação:

Olhemos agora para o sexto dia da criação. Na primeira parte do dia, Deus criou os animais terrestres e na segunda criou o homem.

Quanto à criação dos animais, os primeiros são os domésticos. Depois vêm os répteis e por fim os animais selvagens.

Toda criação testemunha que o poder que infunde vida é exclusivo de Deus. Portanto, não há vida sem Deus. A vida não pode vir dos laboratórios, é dom de Deus e só de Deus.

Na segunda metade do sexto dia, Deus criou o homem. Isto, apreciaremos no próximo estudo.

Deus o abençoe!


Referências:

·       Dr. Antônio Neves de Mesquita

Estudo no livro de Gênesis

·       Dr. C.H.Mackintosh

Comentário Bíblico

·       Jonh McArthur

Bíblia de Estudos

·       Derek Kidner

Comentário bíblico

 
 
 

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
ginamscasado
07 de out.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

❤️

Curtir
bottom of page