top of page

SINAIS DA FIGUEIRA

Vô Vicente gostava de levar os netos pra colher frutas com ele. Uvas, maçãs, peras, butiás, caquis, a variedade era grande. Chamou-os para colher figos. As árvores ficavam perto da terra reservada para agricultura de subsistência. Eram várias figueiras, enfileiradas, próximas à cerca. Os figos estavam maduros, rosados, gordinhos.


O avô mostrou que era preciso muito cuidado ao colhê-los, pois o leite que escorre da planta pode causar queimaduras. As crianças aprendiam e olhavam admiradas cada fruta colhida. A lição da figueira ficou em suas mentes: há coisas que precisam ser tratadas com cuidado, pois podem ferir, mesmo tendo uma bela aparência.


A Bíblia também fala da lição da figueira, mas lembra outro aspecto. Quando a figueira brota, é sinal de que o verão está próximo. Quando vemos os sinais de Deus, lembramos que o Reino de Deus está próximo. Jesus faz uma séria advertência: "Tenham cuidado para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente".(Lucas 21. 34)


Vemos sinais nas coisas que estão acontecendo ä nossa volta, em nossa terra, em nossa família? Não tratemos com descaso estes sinais. Eles podem nos ferir. Mas se estivermos preparados, será como saborear uma gostosa sobremesa de figos maduros. Atenção ! Que os sinais da figueira não sejam motivo de susto, mas de alegria.

Comments


bottom of page