top of page

USANDO BEM AS PALAVRAS

Provérbios 18.4 afirma: “As palavras de uma pessoa são águas profundas, e a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.”

Esse provérbio descreve uma pessoa sábia que usa bem as palavras, de forma que quando fala, as pessoas se encantam com a abundância e intensidade de sua sabedoria, porque se interessa em ajudar os outros com suas sábias palavras, que são uma fonte de vida.

Deus deu a Salomão uma grande sabedoria, o que o destacou acima de todos os outros. Ele podia falar bem sobre qualquer assunto. Líderes políticos de várias nações de sua época vieram ouvir a sua sabedoria. Mas é sempre bom lembrar que o maior descendente de Salomão, Ao Senhor Jesus Cristo, era maior do que o próprio Salomão. Ele mesmo disse em Mateus 12.42: “…E aqui está quem é maior do que Salomão.” Quando o Senhor Jesus falava, as pessoas ficavam maravilhadas com Sua autoridade e graça. Lucas 4.22 declara: “Todos davam testemunho dele e se maravilhavam das palavras cheias de graça que lhe saíam dos lábios…”

A grande maioria das pessoas não pensa e nem busca a sabedoria como lema de vida. Elas por vezes se satisfazem em ter uma visão superficial e medíocre das coisas. Elas não se preocupam em usar bem as palavras e nem medem as suas consequências.

Assim, seja diferente! Use bem as palavras. Avalie como você fala. Você tem meditado e aprendido as palavras de Deus para responder corretamente? Você tem buscado responder graciosamente? Você tem nobremente aprendido o tempo de falar e de manter-se calado?

Dedique-se em adquirir a sabedoria da Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você não só estará preparado para usar bem as palavras, mas também para agir e reagir corretamente.


Comments


bottom of page