top of page

DORMÊNCIA ESPIRITUAL

Salmo 144:14,15: “os nossos bois levem ricas cargas; e não haja assaltos, nem sortidas, nem clamores em nossas ruas! Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor.”

Jonas 1.6: “ O mestre do navio, pois, chegou-se a ele, e disse-lhe: Que estás fazendo, ó tu que dormes? Levanta-te, clama ao teu Deus; talvez assim ele se lembre de nós, para que não pereçamos.”

Jonas não deu ouvidos a Deus para clamar por Nínive. Mas Deus o levou até Nínive da maneira mais estranha: na barriga de um peixe! E lá ele clamou: Jonas 2:1-10:

“E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe; e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz. Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; como tornarei a olhar para o teu santo templo? As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida. Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação. Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra.”

A Palavra de Deus foi clara quando Jonas pregou a Nínive e fala até hoje dizendo: ”Arrependei-vos e crede”!

Oseias 4.6 : “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento(...)”. Destruído pelo pecado da falta de clamor pelos povos e nossa Nação. Jonas foi sacudido por um ímpio que temeu ao nosso Deus dentro daquele navio. Todos os daquele navio e a cidade de Nínive estavam correndo grande risco de perecerem por causa da desobediência de Jonas. Clamemos pois, pela Redenção do nosso grande País; não torçamos para ver o fim do povo brasileiro nas mãos dos homens violentos; clamemos para que sejam salvos da ira!

A EBAR tem proclamado aos quatro cantos desta terra para que o povo se arrependa dos seus pecados para que a violência não continue destruindo.

bottom of page